Saúde bucal e bem-estar andam lado a lado. Quando sua saúde está em dia, sua qualidade de vida também aumenta. Isso acontece, porque funcionamos como uma máquina perfeita, onde todos os sistemas do corpo humano trabalham em conjunto para nos proporcionar uma vida em pleno estado.
Quantas vezes você já ouviu falar que uma mente sã reflete um corpo são? Nossa mente também faz parte desta máquina que é o nosso corpo. Para ter qualidade de vida, você, primeiramente, precisa estar bem consigo mesmo.
Mas, o que significa “estar bem”? Tendemos a deixar que coisas externas atrapalhem a nossa saúde mental. Por isso, muitas vezes, sofremos com baixa autoestima ou pensamentos negativos. Estar bem consigo mesmo é passar por cima destes fatores e buscar sempre uma qualidade de vida mais saudável.
Porém, você pode se perguntar o que isso tem a ver com a saúde do corpo e principalmente com a saúde bucal, mas lembre-se que no nosso organismo tudo está relacionado.
Confira agora neste artigo o que fazer para deixar tanto a sua saúde bucal quanto o seu bem estar sempre em dia. Boa leitura!
Saúde bucal sinônimo de qualidade de vida
É estranho pensar em como a boca pode refletir tanto no nosso bem estar, mas ela é uma das portas de entrada para nos mantermos saudáveis. É por ela que nos alimentamos, geramos energia para nosso corpo, nos comunicamos e nos expressamos!
Nosso sorriso tem tudo a ver com nossa autoestima e um sorriso bonito e saudável pode ser fundamental para conquistarmos a qualidade de vida que tanto almejamos. Mas, para manter um sorriso bonito e um corpo saudável precisamos criar hábitos.
Por isso, atente-se para nossas dicas de como melhorar sua saúde bucal e consequentemente aumentar sua qualidade de vida:
Crie uma rotina de cuidados com a saúde bucal
É importantíssimo que a saúde da sua boca esteja dentro de seu cronograma de cuidados com o corpo. Essa rotina precisa incluir a escovação correta, a higienização constante, a visita frequente com um profissional especialista (como um dentista) e a manutenção de aparelhos, caso você utilize.
Esses cuidados precisam ser sempre reforçados, porque somente assim você conseguirá garantir uma boca livre de bactérias indesejadas. Além do mais, existem uma série de doenças que são potencializadas pela má higienização da boca ou pela falta de cuidados necessários.
Por exemplo, se você faz uso de um aparelho dental transparente não pode se esquecer da manutenção regular com seu dentista. Caso você não crie esse hábito, seu tratamento pode desacelerar e causar danos.
Pense na sua autoestima
Lembra que um sorriso pode influenciar diretamente a autoestima e nosso bem estar? Pois é. Uma boa saúde bucal é necessária para se pensar que um sorriso bonito pode alterar nossos hormônios que geram a felicidade.
Afinal, quem não quer um sorriso sem manchas ou dentes sem falhas? Apostar em lente nos dentes ou um implante dentário pode ajudar na busca por um sorriso mais branco e perfeito. Para isso, procure na internet dicas de estética para os dentes e os valores, como por exemplo, quanto custa um implante dentário.
São essas qualidades que ajudam a melhorar a nossa imagem e a forma como nos vemos. O aumento da nossa autoestima faz com que nosso cérebro produza mais endorfina e consequentemente, nos mantemos mais felizes.
E felicidade e bem estar não são vistos separados, não é mesmo? Garantir que o sorriso seja uma das causas do seu bem estar é fundamental!
Alimente-se bem
Manter uma boa alimentação corresponde a quase todo o processo de bem-estar e saúde bucal. Os alimentos fornecem energia para nosso corpo trabalhar perfeitamente. Além disso, certos tipos de alimentos fortalecem nosso corpo e ajudam no combate de doenças.
Para a saúde bucal, o importante é buscar o cálcio presente em leites e derivados, proteínas em legumes e verduras e vitaminas nas frutas, principalmente a vitamina C. Todos esses componentes auxiliam na manutenção da saúde bucal e mantém os dentes mais fortes.
Consuma menos açúcar
Seguindo na mesma ideia para manter uma boa alimentação, consumir menos açúcar é uma das tarefas principais para quem quer aumentar a qualidade de vida e tornar-se uma pessoa mais saudável.
O açúcar está presente em doces e carboidratos. Quando ingerimos muito destes alimentos, passamos a contribuir para o mal funcionamento do pâncreas, responsável por fabricar a insulina do nosso corpo. Além disso, o açúcar é a principal fonte de alimentos de diversas bactérias capazes de desenvolver uma série de doenças, que podem ser doenças bucais ou não.
Uma rotina composta por uma alimentação balanceada pode significar muito mais qualidade de vida do que se imagina.
Se hidrate sempre
Nosso corpo é composto por 70% água, nossas células precisam de água e por isso, quando não suprimos essa necessidade, algumas falhas podem ocorrer no nosso organismo.
Além disso, para a saúde bucal, a água é fundamental na limpeza da boca e no auxílio da produção de saliva.
Por isso, é muito importante ter o hábito de se hidratar. Alguns especialistas falam sobre o consumo de 2 litros por dia, porém, esse número varia conforme a necessidade de cada pessoa.
Procure a ajuda de um profissional de saúde bucal
Se você chegou até aqui, viu que parece ser simples manter a saúde bucal e o bem estar sempre em dia, mas apesar de parecer não é uma tarefa fácil. É preciso de muito empenho para criar os hábitos necessários.
E, além disso, é também preciso que na sua rotina inclua a visita com um profissional da área da saúde. Por mais que praticar estas dicas lhe ajudem a manter uma boa qualidade de vida, somente um profissional poderá recomendar o melhor para você.
Por isso, busque ajuda terapêutica para manter o bem-estar e a mente sã e procure um dentista para manter uma boa saúde bucal.
Leia também: Diabetes e saúde bucal: entenda a relação
Fique Conectado