Preocupados com as notícias atuais e as circunstâncias que estão sendo tomadas em nosso país, a Nova Medicamentos traz a você mais informações sobre coronavírus.
O que é coronavírus?
Segundo o Ministério da Saúde, o coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo vírus foi descoberto em dezembro de 2019, após diversos casos serem registrados na China.
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
Com o Brasil entrando em quarentena, a Nova Medicamentos explica a você como esse vírus é transmitido e como evitar o contagio.
Como o coronavírus é transmitido?
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento em nosso país, apesar de ter seu genoma identificado em 48 horas por pesquisadoras da USP. Mas a disseminação de pessoa para pessoa está ocorrendo.
Como podemos nos prevenir diante a pandemia?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete líquido por pelo menos 20 segundos;
- Usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Para os profissionais da saúde, que estão diretamente em contato com pessoas possivelmente infectadas, medidas de precaução também necessitam ser tomadas:
- Fazer o uso de máscaras;
- Luvas;
- Avental não estéril;
- Óculos de proteção.
Como é feito o tratamento do Coronavírus?
Até o momento não existe um tratamento específico para as infecções causadas pelo Covid-19. O que se diz a respeito é que pessoas com suspeita do vírus devem consumir bastante água e se manter em repouso, além das medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, por exemplo:
- Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos);
- Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente.
Tudo para que se tenha o alívio da dor de garganta e tosse.
O Ministério da Saúde recomenda que assim que os primeiras sinais surgirem, é fundamental a pessoa buscar ajuda médica de forma imediata para confirmar o diagnóstico e assim iniciar o mais cedo possível seu tratamento.
Caso você tenha viajada para a China ou para outros país nos últimos meses e ficou doente, com febre, tosse ou dificuldade de respirar, é importante que procure atendimento médico e informar de forma detalhada o histórico de viagem e seus sintomas.
É importante lembrar:
Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus.
Há ainda a orientação do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O Ministério da Saúde recomenda que a utilização de equipamento de proteção seja feita apenas por pessoas doentes, casos confirmados da doença, contatos domiciliares e profissionais de saúde. Para áreas com transmissão local da doença, é recomendado que idosos e doentes crônicos evitem contato social.
A vacina contra a gripe também é recomendada e a Campanha Nacional de Vacinação terá início no dia 23 de março, quando idosos e profissionais de saúde terão prioridade para se vacinarem. A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B). Mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus é uma forma de prevenção para outros vírus, ajudando a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respiratórios e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.
Fique Conectado