No dia 12 de maio é comemorado mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia Nacional do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.
No Brasil, além do Dia Nacional do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.
Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
O enfermeiro é o profissional que se dedica a promover, manter e reestabelecer a saúde das pessoas em parceria com outros profissionais da saúde, como os médicos, nutricionistas, psicólogos, gastroenterologista e outros profissionais.
Além disso, o enfermeiro atua também no atendimento de urgência, emergência e pré-hospitalar, como o Samu, em casas de socorro, laboratórios e centros de diagnóstico, sistema prisional, e muitos outros.
O profissional da Enfermagem também pode ter o seu próprio consultório, onde realizará ações de prevenção e assistência à saúde da população, como por exemplo troca de curativos, retirada de pontos, medicação intravenosa, inalação, pré-natal, auxílio à amamentação, entre outros procedimentos.
Dentro de um hospital, seu principal papel é coletar dados sobre o estado de saúde do paciente e definir qual cuidado deverá ser tomado com aquele paciente em específico.
Além disso, o enfermeiro é responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos.
Existem ainda, diversos tipos de enfermagem. Conheça cada uma a seguir:
- Enfermagem estética: atuar em clínicas de estética, auxiliando em procedimentos faciais e corporais.
- Enfermagem forense: presta assistência a vítimas dos mais variados tipos de violência e ajudam em investigações de crimes, auxiliando na coleta de provas e na preservação de vestígios.
- Enfermagem geral: responsável por comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.
- Enfermagem geriátrica: atende idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais.
- Enfermagem médico-cirúrgica: fica responsável por ministrar cuidados pré e pós-operatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais.
- Enfermagem obstétrica: dá assistência integral a gestantes e lactantes durante o pré-natal, parto, pós-parto e nos cuidados com o recém-nascido, além de orientar sobre planejamento familiar.
- Enfermagem offshore: prestar atendimento em navios e plataformas marítimas de petróleo a fim de reduzir o risco de acidentes e de disseminação de doenças.
- Enfermagem pediátrica: acompanha e avalia o crescimento e o desenvolvimento da criança. Incentiva o aleitamento materno e orienta os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os seus bebês.
- Enfermagem psiquiátrica: ajudar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos.
- Enfermagem de resgate: participar do pronto-atendimento em equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou de calamidades públicas.
- Enfermagem de saúde pública: fica responsável por orientar a população sobre a prevenção de doenças e promover a saúde da coletividade.
Este também atende pacientes em hospitais, centros de saúde, creches e escolas.
- Enfermagem do trabalho: dar atendimento ambulatorial em empresas e acompanhar programas de prevenção e manutenção da saúde dos funcionários.
Viu só o quanto esses especialistas são importantes em nossas vidas, e dedicam todo o seu tempo para cuidar de outros que necessitam?
A Nova Medicamentos apoia todos os enfermeiros e médicos que escolheram dedicar sua vida, se especializar para cuidar da vida de outros. É um trabalho muito bonito e recompensador, ao ver que é capaz de cuidar de alguém e ajudar uma família.
Fique Conectado