O medicamento de combate ao coronavírus (Covid-19), que obteve 94% de sucesso em ensaios de laboratório feitos por cientistas brasileiros, pode estar disponível para a população na metade do mês de maio, caso tenha êxito na fase final de testes, aplicados a 500 pacientes com a doença.
A previsão é de Marcos Pontes, Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), em entrevista à CNN.
Ao todo, sete hospitais participam da atual pesquisa do medicamento. Os médicos administrarão a droga aos pacientes durante cinco dias, mas as pessoas estudadas permanecerão internadas por duas semanas, quando ficarão em observação e passarão por exames para comprovar a eficácia do medicamento, que já é utilizado para o tratamento de outras doenças, como a malária por exemplo.
Segundo Marcos Pontes, “não tem efeitos colaterais graves”.
Após os testes, caso apresente eficácia, o medicamento é então submetido à ANVISA, que será a responsável por permitir que ele seja prescrito para pacientes com Covid-19.
Cloroquina e testes: medicamento pode ser a resposta para o tratamento do coronavírus
Além da Cloroquina, o governo está financiando testes da Hidroxicloroquina aplicada em pacientes em estágio inicial do coronavírus, o Ministério da Saúde tem recomendado o uso da substância apenas em pacientes graves.
Pesquisadores brasileiros também estão desenvolvendo um teste rápido nacional, que permitirá a detecção do novo coronavírus em até um minuto, com o uso de inteligência artificial.
Desenvolvida pela Universidade Federal de Uberlândia, a tecnologia usa raios laser para medir a frequência eletromagnética da molécula do novo coronavírus.
Nova Medicamentos informa: o que é a hidroxicloroquina?
A hidroxicloroquina é um medicamento de uso controlado que tem efeito imunomodulador, que fornece aumento da resposta imune contra determinados microrganismos, e por isso é usado para tratar doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide.
Atualmente, a droga está em estudo para o tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Qual é a diferença entre hidroxicloroquina e cloroquina?
São dois remédios de formulações diferentes, mas que levam à mesma substancia. Os benefícios de ambos são muito parecidos, porém seus efeitos colaterais são bem distintos.
Ainda não se pode afirmar qual o efeito que a cloroquina causa no combate ao coronavírus, de momento, o que se pode dizer é que este é o medicamento mais indicado no momento para o tratamento da doença. Esperamos que os resultados dos testes sejam positivos para que, futuramente, possamos acabar com essa doença que atingiu o mundo todo.
Confira abaixo entrevista disponível na Band News:
A Nova Medicamentos está atenta para trazer as novidades para você!
Leia também: Como evitar o contágio ao Covid-19
Fique Conectado