Você sabia que o chocolate, principalmente o meio amargo, possui uma série de benefícios para a nossa saúde? Acredite, pois é verdade! Esse alimento não só é delicioso como também pode ajudar a prevenir algumas doenças e melhorar o nosso humor.
E, para comemorar o Dia Mundial do Chocolate, que acontece no dia 7 de julho, separamos alguns motivos pelos quais ele não só pode, como deve, estar no seu dia a dia (mas, com moderação, é claro!).
Quer saber mais sobre esses e outros benefícios do chocolate para sua saúde? Então continue lendo este post!
5 benefícios do chocolate para nossa saúde
Se você estava buscando uma desculpa para incluir o chocolate na sua dieta, você acabou de encontrar. Aliás, uma coisa importante sobre comer qualquer alimento que você goste, é comer sem sentir culpa. Sentir culpa por algo que estamos com vontade de comer, é o caminho certo para construir um relacionamento errado com a nossa dieta.
Por isso, em vez de ficar se sentindo mal por comer um pedaço de chocolate, melhor mesmo é comer e buscar o equilíbrio. Não há necessidade de comer toda barra de chocolate, mas também não precisa se privar de curtir esse alimento dos deuses.
Se você é um chocólatra assumido, um quadradinho de chocolate meio amargo por dia não faz mal. Agora, se você é do tipo que come de vez em quando e gosta do sabor do chocolate, não faz mal comer uma barrinha uma vez ou outra. Muito pelo contrário, faz muito bem!
Entre os principais benefícios do chocolate para a sua saúde, podemos destacar:
1. Rico em vitaminas e minerais
Um chocolate de qualidade e que possua mais de 50% de cacau na sua composição, pode oferecer muitos minerais que são essenciais para o funcionamento do nosso corpo e manutenção da nossa saúde.
Além de fibras, em um chocolate com uma alta concentração de cacau, você também encontra:
- ferro;
- magnésio;
- cobre;
- potássio;
- zinco;
- selênio.
Mas isso não quer dizer que você tem carta branca para comer o quanto de chocolate quiser. Mesmo com todos esses nutrientes, o chocolate ainda é extremamente calórico (100 g contém em torno de 600 cal). Sem contar o açúcar, que pode causar diversos problemas de saúde.
2. Possuem antioxidantes
As sementes do cacau, que é a parte utilizada na produção do chocolate, estão entre os alimentos com maior poder antioxidante.
E, apesar das sementes serem processadas para a produção do chocolate, elas ainda mantêm essa propriedade antioxidante. Dessa forma, fazendo com que o chocolate seja um grande aliado no combate das infecções.
3. Ajuda a manter os níveis do HDL (colesterol bom) controlados
Estudos já provaram que consumir chocolate meio amargo ajuda a proteger o coração de doenças cardiovasculares. Isso porque as sementes possuem alguns ácidos graxos, que são aquelas gorduras consideradas boas.
Elas ajudam a reduzir a concentração do LDL oxidado e aumentar os níveis de colesterol bom. Dessa forma, melhorando os resultados de colesterol total.
Uma das principais consequências do LDL oxidado em nosso sangue é o aumento da exposição a doenças cardiovasculares, Ou seja, o chocolate também ajuda a proteger o coração!
4. Melhora o funcionamento do cérebro
Um dos ativos presente no cacau são os flavonoides, poderosos antioxidantes que auxiliam na renovação celular. De acordo com estudos, pessoas que consumiram o chocolate mais concentrado com o cacau mostraram uma melhora na circulação sanguínea no cérebro. Portanto, o cacau pode ajudar a combater diversas doenças no sistema nervoso central como demência.
Ainda podemos destacar que o cacau contém cafeína e, assim como o café, ele pode ajudar a melhorar a atividade cerebral.
5. Menos estresse
As pessoas que consomem chocolate todos os dias são mais felizes não só porque o chocolate é um alimento incrível, mas também porque ele ajuda a manter os níveis de estresse reduzidos.
Isso porque, ele estimula a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Quando os nossos níveis de serotonina estão elevados, nos sentimos bem, relaxados e com muito bom humor.
Nossa, não deu vontade de comer um chocolate? Então corre lá, mas volta para conferir mais conteúdos aqui no blog, recheados de dicas de saúde para você!
Leia também: Diabetes: tudo que você precisa saber
Fique Conectado