De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, 15% de todos os trabalhadores no mundo sofrem com algum tipo de transtorno mental e, desta parcela, estima-se que 45% consideram abandonar o trabalho pela carga excessiva de estresse ou episódios de assédio moral. Esse quadro é tão comum que, segundo pesquisa da Capita, 47% dos funcionários ou prestadores de serviço acreditam que o estresse e a ansiedade sejam “normais”.
Observando esses dados, nos surge um grande alerta não apenas por uma questão de saúde pública, afinal, uma saúde psicológica fragilizada viabiliza diversos outros problemas físicos; mas também pelos impactos negativos nas empresas e mercado de trabalho, como a alta rotatividade de funcionários em um mesmo setor, além dos reflexos na economia mundial. Ainda segundo a OMS, cerca de US$ 1 trilhão é perdido todos os anos por baixa produtividade e ausência de trabalhadores.
E no entanto, os problemas de saúde mental no trabalho não se restringem apenas ao horário do expediente, mas também alcançam as famílias e comunidade, prejudicam o desempenho nos estudos e em todas as áreas da vida dos funcionários. Por isso, é muito importante que as empresas, desde os pequenos negócios às grandes corporações, invistam em bons programas de incentivo aos cuidados com a saúde mental e promovam um ambiente agradável e positivo.
Quer entender mais sobre este assunto? Então confira os dados e recomendações importantes que trouxemos neste conteúdo!
A importância da promoção do bem-estar e da saúde mental no trabalho
Independentemente da sua profissão ou área de atuação, é bem provável que passe mais tempo com seus colegas de trabalho do que com os familiares e amigos. Na verdade, para quem concilia outras atividades, como os estudos, é no ambiente empresarial que passamos a maior parte do nosso tempo acordados.
Mesmo para quem trabalha em casa, no modelo home office, o tempo dedicado ao trabalho (fora o sono) ocupa o primeiro lugar da nossa lista. Então já dá para imaginar que um ambiente de trabalho influencia (e muito!) na nossa rotina, saúde e hábitos.
Por isso, é muito importante garantir que tanto o ambiente quanto as condições de execução do trabalho sejam adequados e estejam de acordo com uma cultura do bem-estar e promoção da saúde mental. Afinal, o foco excessivo na produtividade e nos resultados, uma tendência que tem crescido especialmente nas empresas de alta performance, pode gerar consequências negativas e sobrecarga de estresse.
Isso porque a saúde mental no trabalho também se refere à possibilidade de equilibrar o período dedicado às tarefas corporativas e a vida pessoal de cada funcionário. Quando um limite é cruzado, esse desequilíbrio é observado nos primeiros sinais dos transtornos psicológicos.
Quais são os principais transtornos psicológicos relacionados ao trabalho?
Quando falamos sobre saúde mental no trabalho, os transtornos psicológicos enfrentados são os mesmos observados em qualquer fase da vida e mesmo por quem ainda não está inserido no mercado. A diferença, nesse caso, é a origem do problema ou o gatilho que resulta no comprometimento do bem-estar.
Por exemplo, distúrbios como o transtorno bipolar e a esquizofrenia são considerados multifatoriais e não têm uma origem certa, ainda que possam ter seu quadro agravado em um ambiente de trabalho desfavorável. Entretanto, há transtornos que podem ser desenvolvidos a partir de traumas, preocupação excessiva, altos níveis de estresse, assédio moral, falta de reconhecimento e, especialmente, o desequilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Dentre os principais transtornos psicológicos relacionados ao trabalho, podemos destacar:
- Estresse ocupacional;
- Síndrome de Burnout;
- Ansiedade (relacionada ao ambiente de trabalho ou às tarefas do dia a dia);
- Depressão.
Problemas relacionados a sentimentos negativos, como sentir-se incapaz de executar o trabalho ou baixa autoestima, também são indícios de que há algo de errado. Esses estão entre os primeiros sinais percebidos no início de um transtorno mental e exigem atenção.
Como promover um ambiente de trabalho positivo?
Quer aumentar a produtividade da sua equipe e reduzir a rotatividade de funcionários? Então o primeiro passo é abolir o famoso “produzir sob pressão” e começar a promover um ambiente de trabalho mais positivo e que incentive o bem-estar individual e do grupo. E isso não significa que não haverá metas, prazos ou objetivos a serem cumpridos, mas tudo está na forma como lidamos com cada situação e como reconhecemos as potencialidades e desafios da equipe.
Abaixo, deixamos algumas dicas práticas e simples para um bom ambiente de trabalho:
- Comunicação: mantenha um contato próximo com a equipe e os incentive a falar sobre suas dificuldades, comemorar suas conquistas e os deixe confortáveis para falar como se sentem sobre determinada situação.
- Programas de bem-estar: promova palestras sobre saúde mental e cuidados com a saúde, incentive os momentos de descontração, compartilhe informações e dados importantes sobre o assunto etc.
- Ofereça suporte: desenvolva programas de aconselhamento com terapeutas ou crie grupos de apoio entre os funcionários.
- Promova o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: estabeleça horários flexíveis, momentos de pausa e atividades não relacionadas ao trabalho, como um clube do livro ou futebol às sextas-feiras.
- Crie um ambiente respeitoso: mantenha a cultura do respeito no ambiente de trabalho e não permita qualquer atitude que diminua, humilhe ou ameace os funcionários.
- Cuidado com a sobrecarga de trabalho: sabemos que às vezes o trabalho acumula ou aumenta razoavelmente, entretanto, isso não deve ser uma realidade da empresa ou dentro da normalidade. Gerencie as tarefas para que sua equipe seja responsável pelo que está dentro de sua capacidade produtiva.
- Ofereça ajuda: ao perceber que um membro da equipe está passando por um momento difícil e que os primeiros sinais de transtornos psicológicos já estão aparecendo, ofereça ajuda e o incentive a buscar suporte profissional.
Seja você um agente transformador!
Suas ações e a forma como se relaciona com as pessoas no trabalho influenciam não apenas o bem-estar psicológico dos seus colegas, como também a sua própria saúde mental. Por isso, se coloque sempre no lugar do outro e pense em como suas palavras e atitudes serão recebidas. Não se esqueça que cada pessoa tem uma realidade e sentimentos que podem ser diferentes dos seus. Seja empático!
Gostou do nosso conteúdo sobre saúde mental no trabalho? Então leia também: Animal de assistência emocional: entenda como seu pet pode te ajudar
Fique Conectado