A hipertensão é um problema de saúde muito mais comum do que se imagina. Também conhecida como pressão alta, essa condição faz com que o sangue seja empurrado contra as paredes das nossas veias, dessa forma, fazendo com que o coração trabalhe com mais força.
Para saber mais sobre a hipertensão, suas causas e como seguir com o tratamento, continue lendo este post.
Como saber se a pressão está alta?
Para saber se a pressão sanguínea está normal, alta ou baixa, os médicos usam um aparelho chamado esfigmomanômetro para averiguar esse número. Hoje em dia, existem esfigmomanômetros digitais, que muitas pessoas que sofrem com problemas de pressão possam acompanhar esses números em casa.
A pressão é medida em milímetros de mercúrio (mm Hg). Pode-se dizer que uma pessoa possui hipertensão quando sua pressão está acima de 130/80 mm Hg; a pressão normal está entre 120/80 mm Hg; quando a pressão está alta, o primeiro número está maior do que 120, e o segundo está menos do que 80.
Existem dois estágios da hipertensão:
- Estágio 1: o primeiro número está entre 130 a 139 mm Hg, o segundo entre 80 a 89 mm Hg;
- Estágio 2: o primeiro número é maior do que 140 mm Hg, o segundo é maior do que 90 mm Hg.
Quando uma pessoa está com pressão no segundo estágio, ela já está em situação de perigo e precisa de atendimento urgente. Se a pressão não baixar, o paciente pode sofrer um ataque cardíaco, derrame ou outros problemas de saúde.
Uma pessoa que já possui histórico familiar de pressão alta e hipertensão, é interessante que ela acompanhe os seus níveis pelo menos a cada dois anos, a partir dos 18 anos de idade.
Além disso, um estilo de vida mais saudável, com prática regular de exercícios, uma alimentação equilibrada e evitar hábitos como fumar e beber excessivamente, ajudam a evitar esse tipo de problema de saúde. Principalmente se a pessoa já possui um histórico familiar dessa condição.
Quais são os sintomas da hipertensão?
A hipertensão é conhecida como uma doença silenciosa, pois ela não apresenta sintomas aparentes em boa parte das pessoas. Muitas pessoas possuem a doença por anos sem apresentar nenhum tipo de sintoma.
No entanto, algumas pessoas podem apresentar dores de cabeça, dificuldade para respirar e epistaxe. Normalmente são sintomas de diversas outras doenças e infecções.
Quais são as consequências da hipertensão?
Assim como diversas doenças silenciosas, a hipertensão pode causar danos severos à nossa saúde. Isso porque a alta pressão sanguínea pode afetar tecidos importantes em nosso corpo. Por exemplo:
- Coração: a pressão arterial elevada pode causar uma fadiga no músculo do coração, o miocárdio, deixando o coração mais sensível a problemas de saúde.
- Cérebro: por conta da alta pressão, as veias do cérebro podem entrar em colapso, causando problemas como derrames cerebrais. Sem oxigenação, os nossos neurônios sofrem com danos, fazendo com que a pessoa tenha danos permanentes, na coordenação motora, fala, entre outros. Dependendo da saúde de uma pessoa, um derrame cerebral pode levá-la à morte.
- Rins: a hipertensão também pode causar problemas nos rins por conta da pressão nos vasos sanguíneos.
É possível prevenir a hipertensão?
A pressão arterial, do mesmo modo que outras doenças, pode ser prevenida ou controlada. Mas, para que isso aconteça, algumas mudanças no estilo de vida precisam ser feitas. Dessa forma, impedindo que a doença evolua e cause os problemas que mencionamos acima.
É interessante, primeiramente, que a pessoa cumpra uma rotina de exercícios de pelo menos 30 minutos por dia, 5 vezes por semana. Além disso, beber, fumar e consumir alimentos com muito sal também pode causar o aumento da pressão arterial.
Por isso, é preciso manter uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais, não só para ter um corpo saudável, como também para manter o controle do peso.
As pessoas que já sofrem com a hipertensão, precisam ter um acompanhamento médico, pois dependendo do caso, será necessário o uso de medicamentos para controlar esse problema.
Quando buscar ajuda médica para tratar da hipertensão?
A hipertensão é uma doença que pode causar sérios danos, por isso, precisa de acompanhamento médico constante. Se alguém da sua família já sofre com esse problema, considere consultar um cardiologista para exames de rotina.
Ainda que os resultados voltem negativos, esses exames precisam ser feitos ao longo da sua vida. Pois assim, é mais fácil controlar a doença no início, antes que ela cause grandes problemas.
A partir dos 18 anos de idade, é interessante realizar esses exames a cada dois anos. Porém, quanto mais perto dos 40, esses exames aumentam uma vez por ano. O médico recomendará mais exames de acordo com os resultados da checagem da pressão.
Lembre-se que é importante cuidar da sua saúde para garantir uma vida saudável e sem riscos. A hipertensão pode ser evitada e controlada com um estilo de vida ativo e balanceado. Assim como outras doenças que podem ser prevenidas mantendo uma boa alimentação e bons hábitos.
Leia também: Quais são as doenças mais comuns entre as mulheres
Fique Conectado