Um ditado popular comum de se ouvir é: “você é aquilo que come”; trazendo para o campo nutricional, isso é verdade. Afinal, diversos fatores e o funcionamento do organismo se relaciona aos benefícios de uma alimentação, bem como pode apresentar problemas ao ter uma alimentação inadequada.
Isso porque o corpo humano necessita da quantidade correta de nutrientes para o seu perfeito funcionamento e não causar problemas de saúde e aumento de peso.
Por isso, serão colocados aqui os benefícios de uma alimentação saudável para uma maior qualidade de vida.
Importância da alimentação saudável
Uma alimentação saudável é sinônimo de refeições balanceadas, com os nutrientes, antioxidantes e fibras necessários para suprir as necessidades do organismo.
Em um primeiro momento pode parecer que não, mas o que se come diz muito sobre como sentimos e a disposição no decorrer do dia, como alegria, animação e bem-estar.
Além disso, uma alimentação rica em açúcares, pigmentação e produtos industrializados, como refrigerante e café, podem causar amarelamento, manchas, enfraquecimento e até perda dos dentes.
Assim, mesmo após fazer o clareamento dental para ter um sorriso bonito, branco e alinhado, é necessário adotar hábitos para dar longevidade ao procedimento odontológico e à saúde bucal como um todo.
Por isso, confira no decorrer deste artigo os benefícios de uma alimentação saudável, além de indicações de alimentos para compor as refeições diárias.
1. Prevenção a doenças
Uma alimentação saudável combate doenças crônicas, trazendo melhoria na qualidade de vida.
Isso porque os alimentos processados, industrializados, gordurosos e açucarados podem acarretar:
- Obesidade;
- Hipertensão;
- Diabetes;
- Doenças cardíacas.
Assim, é importante adotar uma alimentação mais balanceada e natural.
2. Melhora a aparência da pele
A adoção de refeições de mais qualidade, ao evitar doenças, aumenta a expectativa de vida e – devido aos nutrientes – retarda o envelhecimento mantendo a pele mais firme e sadia.
Inclusive, existem nutrientes que contribuem para a beleza e resistência da pele, unhas e cabelo. São eles:
- Colágeno;
- Biotina;
- Vitamina C;
- Ômega-3;
- Resveratrol;
- Silício orgânico;
- Betacaroteno;
- Ácido hialurônico.
3. Produção de hormônios
O corpo humano sempre está liberando hormônios, mas a sua quantidade pode ser proporcional ao necessário ou não para o funcionamento e reposição adequada, dependendo dos hábitos alimentares e estilo de vida que a pessoa adotou.
A alimentação balanceada com proteínas e carboidratos todos os dias, em cada refeição, por exemplo, pode dar ao organismo níveis equilibrados de hormônios/nutrientes, combatendo a obesidade, diabetes e demais fatores endócrinos.
4. Sentimento de bem-estar
Muitas pessoas entendem que adotar uma alimentação saudável diária é ter sacrifícios, ficar com fome e de mau humor, quando, na verdade, é exatamente o contrário.
A alimentação balanceada e regrada – sem exagerar nas restrições ou evitar refeições – acrescentado de exercícios físicos e boas noites de sono, libera hormônios que trazem a sensação de alegria e bem-estar.
Portanto, comer bem é sinônimo de estar bem consigo mesmo, alegre e disposto para a vida.
5. Disposição
O consumo de alimentos saudáveis libera mais energia e disposição para o cotidiano, seja no trabalho, na escola ou na faculdade, ou mesmo para praticar exercícios físicos.
As pessoas com má alimentação tendem a ser mais indispostas, com o semblante cansado, mau humor e podem sofrer de insônia ou sobrepeso, devido às vitaminas que podem ser deficitárias.
Uma boa indicação para o melhorar o humor é comer bananas diariamente. Essa fruta possui nutrientes que liberam uma boa sensação de bem-estar e disposição, além de ampliar a resistência dos músculos.
Alimentos que fazem bem para a saúde
Os nutrientes que alimentam o organismo podem ser categorizados em carboidratos (açúcares), lipídios (gorduras), proteínas, vitaminas e minerais. Todos eles devem fazer parte de uma dieta equilibrada e ingeridos corretamente, nas devidas porções todos os dias.
Para isso, confira a lista com os alimentos indicados pelos especialistas para serem adotados nas refeições diárias:
- Linhaça;
- Frutas vermelhas;
- Vegetais e verduras verdes escuros;
- Azeite de oliva;
- Oleaginosas;
- Feijão;
- Vegetais crucíferos;
- Suco natural;
- Chia;
- Gergelim;
- Gengibre;
- Quinoa;
- Batata doce;
- Maçã;
- Arroz integral;
- Limão;
- Alho;
- Ovos;
- Peixes.
É importante lembrar que, além da alimentação, a higienização da boca também é extremamente importante para evitar doenças bucais, deixando o dente com uma má aparência, bem como preservar a saúde corporal – evitando inflamações diversas.
A recomendação dos especialistas é escovar os dentes três vezes ao dia ou ao final de cada refeição. Além disso, é preciso utilizar diariamente o enxaguante e o fio dental, para limpar lugares que a escovação não alcança.
Ao manter os dentes limpos, é possível remover os resíduos alimentares das refeições, que podem alimentar as bactérias e provocar as doenças bucais;
Bons hábitos alimentares, somado a uma boa higienização, poderão trazer mudanças no humor, autoestima, disposição e saúde. Para isso, basta experimentar uma mudança no estilo de vida para poder aumentar a longevidade de um corpo saudável.
Assim, de modo a ampliar a saúde e beleza do sorriso, é possível aliar a alimentação ao acompanhamento profissional e a realização de tratamentos como o aparelho invisivel, adquirindo ainda mais saúde e qualidade de vida.
Gostou de nosso conteúdo sobre os benefícios de uma alimentação? Leia também: Reeducação alimentar: mude seus hábitos e coma melhor
Fique Conectado