Ter uma vida mais saudável é a meta mais comum de ano novo e encabeça as listas de novos hábitos para o próximo ano. Mas o que significa de fato ter uma vida mais saudável, afinal? Bem, a resposta pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com o perfil, a cultura, os antigos hábitos, a rotina etc. Mas algumas práticas funcionam muito bem de maneira geral e podem ser adotadas com facilidade já nos primeiros dias.
Quer saber quais são esses primeiros passos para uma mudança de vida e a garantia da boa saúde? Trouxemos neste conteúdo algumas dicas bem simples, que farão uma enorme diferença tanto para a sua saúde física quanto mental, e com resultados que serão percebidos a curto prazo. Confira!
Passo a passo para uma vida mais saudável em 2023
Algumas pessoas afirmam que o segredo para uma boa saúde está na alimentação equilibrada, outras apostam na prática de atividades físicas e até iniciar um acompanhamento terapêutico. E ainda que tudo isso contribua para o bem-estar e uma melhor qualidade de vida, nenhuma dessas práticas isoladas é capaz de surtir muito efeito.
Isso porque, uma vida saudável é o mesmo que uma vida em equilíbrio, ou seja, com bons hábitos e boas práticas em todos os âmbitos. Por exemplo, ainda que uma pessoa tenha uma rotina rígida de treinos, mas não se alimente bem e não invista em uma boa noite de sono, os resultados não serão tão bons. Da mesma forma, mesmo que a dieta seja saudável e equilibrada, mas os exercícios físicos sejam deixados de lado, o corpo ainda sentirá falta de estar em movimento.
Portanto, não é possível começar apenas de um único ponto, a mudança deve ser completa e feita de forma integrada. Entretanto, se você não costuma praticar qualquer um dos tópicos acima, então no começo pode ser um pouco desafiador. Afinal, a primeira mudança acontece na sua forma de enxergar o que realmente é importante e elencar as suas prioridades.
Em outras palavras, o primeiro passo é traçar um objetivo, manter um foco e mudar de atitude.
Ainda que pareça difícil e seja cansativo em um primeiro momento, não desista! Com o passar do tempo, você perceberá as mudanças positivas tanto em sua saúde física quanto mental, notará que os novos hábitos já fazem parte da sua rotina e, claro, grande parte será realizada de forma automática. Em apenas alguns dias, depois de pular uma semana de treino e dieta, ficará claro para você que seu corpo sente falta da disciplina dos exercícios e da boa alimentação.
Outra dica é começar sempre devagar, para que aos poucos sua rotina seja adaptada às nossas atividades e seu corpo se acostume com as novas exigências. Se cobre, afinal, a única pessoa responsável pela sua evolução e desenvolvimento é você, porém, não se cobre demais. Ao estipular metas muito agressivas e muito distantes da sua realidade, as chances de desanimar e se frustrar logo no começo são enormes. Por isso, um passo de cada vez.
Então, que tal planejar uma nova rotina para os primeiros meses do ano? Nós te ajudamos com dicas bem práticas! Confira!
Durma bem
O que é melhor do que uma boa, longa e ininterrupta noite de sono? A sensação de acordar depois de um descanso de pelo menos 8 horas é realmente revigorante. Você sente mais disposição para realizar as tarefas do dia a dia, há alívio das dores crônicas, sua mente parece mais alerta e até o pensamento parece mais claro.
Isso porque o sono é o momento que nosso corpo passa pelo que chamamos de manutenção, ou seja, hormônios que regulam nosso organismo são produzidos, há a recuperação dos tecidos do corpo, acontece a síntese proteica (que resulta em músculos e massa magra), nossa imunidade é reforçada e nosso cérebro trabalha a memória e outras funções básicas. Ao sacrificar horas preciosas de sono por qualquer outra atividade, estamos também enfraquecendo nossa saúde mental e colocando nosso corpo em risco.
Portanto, para uma vida mais saudável, a primeira mudança deve ser a hora de dormir e, claro, a qualidade do seu sono. Isso porque não basta apenas as 8 horas somadas, que essas horas sejam contínuas e em condições adequadas. Ou seja, evite barulhos externos, mantenha o ambiente escuro, em uma temperatura agradável e não se esqueça de vestir roupas confortáveis.
Dessa forma, sem interferência, seu corpo descansará completamente e você terá ainda mais disposição e energia!
Dormir algumas poucas horas por noite pode resultar em mau humor, dores de cabeça e dores musculares, falta de concentração, imunidade baixa, metabolismo lento e, especialmente para quem trabalha e/ou estuda, uma produtividade muito reduzida. Então, se você pretende ter uma rotina mais ativa, dormir bem é fundamental.
Invista em alimentos naturais e beba água
Sabemos que, principalmente para quem tem muitas tarefas durante o dia e vive uma rotina mais agitada e apertada, cozinhar os próprios alimentos e fazer refeições completas, saudáveis e na hora certa nem sempre é tão fácil. Isso porque, além de selecionar os alimentos, separar as quantidades corretas e, claro, cozinha, leva muito tempo (tempo que às vezes não temos de sobra).
No entanto, com um bom planejamento e até uma antecipação do preparo das refeições, é possível se alimentar de forma saudável e equilibrada e ainda economizar dinheiro com a comida para viagem e os famosos fast-foods. Podemos garantir que só levará algumas poucas horas de um dia e você terá marmitinhas caseiras para o resto da semana.
Substitua as frituras por assados, cozidos e grelhados, as massas por legumes com carboidratos, e não se esqueça de montar um prato colorido, contemplando diferentes legumes e verduras. Como sobremesa, que tal trocar o pudim pelas frutas, pelo menos durante os dias úteis da semana?
Manter uma dieta saudável não significa se privar de outros alimentos e dizer adeus aos lanches e outras comidas mais gordurosas. O segredo está na quantidade, na frequência e, claro, nas porções. Tome bastante cuidado para não exagerar nos dias de folga da dieta e, logo em seguida, volte ao plano normal.
Já em relação à água, esqueça aquela antiga história de que apenas 2 litros por dia já são o suficiente. Isso é um grande mito e que tem sido repassado há muito tempo. Na verdade, a quantidade ideal de água a ser consumida, ou seja, aquilo que seu corpo realmente precisa para se manter hidratado depende muito do seu peso, altura, hábitos, ambiente, rotina e, também, do seu quadro clínico.
Por isso, busque calcular a quantidade mínima de água a ser consumida diariamente e transforme isso em sua meta pessoal. Ah, e a dica da garrafa sempre funciona! Experimente levar uma garrafa de água com você para todos os lugares, ou deixe uma garrafa em locais onde você passa um bom tempo, como o trabalho, a área de estudos e a sua casa. Logo você perceberá que beber água se tornou um hábito e que você faz isso de forma automática.
Ao final do dia, calcule quantas garrafas você bebeu e avalie como anda a sua meta!
Pratique atividade física
Desde as aulas de educação física na escola, ouvimos falar sobre como é importante manter nosso corpo em movimento. Por isso, a prática de atividades físicas deve ser um dos itens prioritários nas suas metas de ano novo. Mas isso não significa que você deva se matricular em uma academia logo nas primeiras semanas do ano, especialmente se isso não é algo que te anima muito.
Apesar de estar muito ligada à musculação e outros exercícios funcionais, a atividade física pode ser a prática de um esporte que você goste muito, caminhadas pela manhã ou ao final da tarde nas ruas da cidade, corrida com os amigos, Pilates, dança, yoga etc. O que quer te libere do estresse da rotina, que te atraia e, claro, que movimente os músculos.
Se você já tem uma atividade física preferida, mantenha a constância e, se possível, conte com a ajuda de profissionais especializados para continuar evoluindo. Mas se estiver começando agora, esqueça as metas! O primeiro passo é realmente gostar daquilo que você faz! Aos poucos, tanto o seu corpo quanto sua mente se acostumarão, você perceberá que acordar de manhã para treinar já não é mais tão difícil e que, com o tempo, poderá exigir ainda mais do seu condicionamento físico.
Cuide da sua saúde mental
Apesar de que todas as práticas acima influenciarem positivamente na nossa saúde mental, afinal, as reações químicas do nosso corpo também atuam diretamente na forma como nos sentimentos e enxergamos a vida, é preciso dedicar um tempo para cuidar do nosso psicológico. E não estamos aqui falando apenas de terapia, ainda que seja um cuidado muito importante.
Cuidar da saúde mental é também ter um tempo para você! Fazer atividades que você gosta (como um hobby, por exemplo), tirar um tempo para descansar, meditar, ler seu livro preferido, assistir àquele filme pelo qual estava esperando e experimentar técnicas de autoconhecimento. A palavra aqui, talvez, seja “desacelerar”. Em meio à rotina corrida, desacelere o ritmo e respeite o seu próprio tempo.
Assim como a nossa mente é um reflexo do nosso corpo, o estado da nossa saúde mental também interfere muito na boa saúde física.
Gostou das nossas dicas sobre como manter uma vida mais saudável? Então leia também: Os principais cuidados com a saúde após os 40 anos
Fique Conectado