Vivemos em um período muito favorável para os cuidados com a saúde e a acessibilidade aos diagnósticos e tratamentos para as mais diversas doenças. Isso porque hoje há uma maior integração da tecnologia no campo da saúde, em uma era onde a inovação tecnológica está reformulando fundamentalmente a maneira como cuidamos de nossa saúde e bem-estar.
Podemos perceber, em nossa rotina diária, como os dispositivos inteligentes (celulares, relógios e outros dispositivos), sistemas de inteligência artificial e a conectividade têm aberto novos caminhos para diagnósticos mais rápidos e precisos, tratamentos personalizados de acordo com o quadro clínico de cada paciente e uma gestão de saúde proativa e preventiva.
Além disso, conforme a aplicação da tecnologia na saúde avança, as distâncias entre médico e paciente e mesmo os custos com consultas e tratamentos são reduzidos. Isso favorece o acesso da população mais carente aos cuidados com a saúde e contribui muito positivamente para a saúde pública.
Por fim, com aplicativos e dispositivos que monitoram tudo, desde a atividade física até os padrões de sono e nutrição, as pessoas têm agora mais ferramentas para tomar decisões informadas sobre seu estilo de vida e saúde. Isso garante uma maior conscientização e envolvimento dos indivíduos em relação à sua própria saúde.
Quer saber mais sobre como a tecnologia pode melhorar sua qualidade de vida? Então confira neste conteúdo todas as vantagens dessa integração e quais aparelhos e aplicativos podem te ajudar!
Entenda como aliar tecnologia e saúde e saiba quais dispositivos inteligentes podem facilitar o seu dia a dia
Para quem nasceu nas últimas décadas do milênio passado, os dispositivos inteligentes ainda surpreendem. Afinal, hoje em dia é possível ter as principais informações sobre a sua saúde, quadro clínico e atributos físicos em apenas alguns segundos e com alguns toques nas telas. Mas o surgimento desses equipamentos tão úteis não foi do dia para a noite e contaram com muito investimento em todo o processo de evolução.
A jornada dos aparelhos smart na saúde começou com soluções simples, como os pedômetros. Estes dispositivos, populares nas décadas de 1980 e 1990, eram basicamente usados para contar passos, incentivando as pessoas a serem mais ativas. No entanto, esses itens costumavam operar com mecanismos simples de movimento e tinham pouca ou nenhuma conectividade digital.
Com o avanço da tecnologia, os pedômetros evoluíram para monitores de fitness mais sofisticados, mais parecidos com os que temos hoje. Estes dispositivos iam muito além de apenas contar passos, mas também calculavam as calorias queimadas, a distância percorrida e, em alguns casos, até monitoravam o ritmo cardíaco. Ah, neste ponto os dispositivos já podiam ser conectados aos smartphones.
A popularização e facilidade de acesso aos smartphones também incentivou alguns acréscimos às funcionalidades desses dispositivos, que agora também são capazes de monitorar atividades físicas, qualidade do sono, frequência cardíaca e até mesmo níveis de oxigênio no sangue.
Atualmente, estamos vendo a ascensão de dispositivos médicos inteligentes específicos para condições de saúde, como glicosímetros conectados para diabéticos, inaladores inteligentes para asmáticos e dispositivos de monitoramento contínuo para pacientes com condições cardíacas crônicas. Esses dispositivos oferecem monitoramento em tempo real e dados precisos que podem ser compartilhados com profissionais de saúde para um acompanhamento mais eficaz.
Vantagens do investimento em tecnologia na área da saúde
- Monitoramento em tempo real: relógios e pulseiras fitness têm capacidades de monitorar vários aspectos da saúde do usuário em tempo real. Esses aparelhos podem rastrear frequência cardíaca, padrões de sono, níveis de atividade física e até mesmo sinais vitais como oxigênio no sangue.
- Melhoria do acesso e da gestão da saúde: é inegável que com a tecnologia, a gestão da saúde tornou-se muito mais simples e rápida. Afinal, os aplicativos permitem que os usuários agendem consultas, visualizem resultados de exames e até consultem médicos remotamente. Aqui também entra a possibilidade da telemedicina.
- Personalização do atendimento médico: a coleta contínua de dados permite um atendimento mais personalizado. Isso porque médicos e profissionais de saúde podem usar essas informações para desenvolver planos de tratamento e de prevenção de doenças mais específicos para cada indivíduo, indo muito além apenas dos sintomas.
- Inteligência Artificial e análise de dados: você sabia que os algoritmos de IA já são usados para analisar imagens médicas com precisão? Isso auxilia no diagnóstico precoce de condições como câncer e algumas doenças crônicas. A análise de grandes volumes de dados de saúde também está ajudando na pesquisa médica e no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes.
- Educação e conscientização: é muito mais fácil cuidar da sua saúde quando se tem informações claras sobre como anda seu quadro clínico, certo? Além disso, acompanhar frequentemente dados importantes faz com que as pessoas se preocupem mais com o que acontece com o próprio corpo. Por isso, os dispositivos inteligentes e aplicativos de saúde também desempenham um papel fundamental na conscientização. Afinal, fornecem informações sobre saúde, nutrição e bem-estar, incentivando estilos de vida mais saudáveis entre a população geral.
Quais são os principais aparelhos smart que ajudam nos cuidados com a saúde?
Bateu a curiosidade para saber, afinal, quais são esses dispositivos tão úteis? Deixamos abaixo a lista dos mais populares e acessíveis (e quem sabe você não tenha um deles também?):
- Relógios inteligentes (smartwatches);
- Pulseiras fitness;
- Monitores de frequência cardíaca;
- Dispositivos de monitoramento de glicose;
- Inaladores inteligentes;
- Aplicativos de saúde nos smartphones ou outros dispositivos;
- Balanças inteligentes;
- Termômetros inteligentes;
- Dispositivos de monitoramento de pressão arterial;
- Câmeras dermatológicas inteligentes.
E aí, tem algum deles em casa? Conhece outro dispositivo que também funciona muito bem na manutenção da saúde e bem-estar? Então compartilhe com a gente aqui nos comentários!
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Cuidados com a pele além da estética: o que é preciso fazer?
Fique Conectado