Para manter a saúde da mulher em dia, é necessário a realização de exames que irão contribuir com o diagnóstico de doenças antes mesmo que os sintomas mais graves apareçam. Ou seja, os exames funcionam de forma preventiva; e é por isso que a realização destes de forma periódica é tão importante. Dessa forma, o tratamento pode ser iniciado o mais rápido possível, aumentando as chances de recuperação da mulher.
Com o passar dos anos, o corpo da mulher passa por uma nova necessidade, diferentes exames que precisam ser feitos a cada nova da vida. Porém, outros precisam ser realizados ao longo de toda vida, não importando a idade.
Quais são os exames para manter a saúde da mulher em dia:
1.Hemograma:
Os hemogramas, ou exames de sangue completos, avaliam as diferentes células que compõem o sangue. Como por exemplo: as hemácias, os leucócitos e as plaquetas.
A baixa quantidade ou volume destas células, pode significar desde doenças como a anemia até mesmo alguns tipos de câncer.
Esse é o tipo de exame que irá ajudar a manter a saúde da mulher e pode ser feito durante toda vida. Sempre com a orientação de um médico, é claro!
2. Dosagem hormonal
Verificar as alterações nos hormônios da tireóide (T3, T4, TSH), é fundamental para identificar doenças como o hipotireoidismo, hipertireoidismo e o câncer de tireoide.
Como esses distúrbios hormonais podem ser de fator genético, qualquer mulher que possua um histórico familiar com tais doenças, deve buscar a orientação de um médico.
3. Ultrassonografia pélvica e transvaginal
A partir da adolescência ou do início da vida sexual, este exame é recomendado para detectar doenças da região pélvica como miomas, endometriose, pólipos, infecções no útero, entre outros.
Através das imagens do ultrassom, é possível examinar a saúde do útero da mulher com maior nitidez.
4. Mamografia
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mana é o que mais atinge as mulheres no mundo. “No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. Para o ano de 2020 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres”, aponta o instituto.
Portanto, para que a saúde da mulher não seja colocada em risco é preciso que, além do auto toque, as mulheres a partir dos 30 anos podem procurar um médico para fazer a mamografia. Principalmente se houver histórico familiar de câncer de mama, é recomendável fazer esse exame com regularidade.
5. Papanicolau
O exame de papanicolau é a coleta das células do colo do útero. Através da análise dessas células, é possível diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis e lesões pré-cancerosas. A partir do início da vida sexual ou dos 25 anos, as mulheres devem procurar um ginecologista para fazer esse exame e também, acompanhar os resultados do mesmo.
6. Densitometria óssea
Depois da menopausa, a mulher fica mais propensa a perder massa óssea. Com essa perda, a pessoa fica mais vulnerável a doenças como osteoporose, entre outras doenças que atingem os ossos.
Os médicos recomendam que depois dos 65 anos, para manter a saúde da mulher, elas devem realizar o exame de densitometria óssea anualmente. Ele não é invasivo, e não precisa de jejum ou qualquer preparo especial como um exame de sangue, por exemplo.
Então, você mulher não pode deixar de lado a sua saúde! Mesmo com uma rotina de trabalho, estudos, filhos, casa etc., é imprescindível que você reserve um tempo para si mesma. Não só para cuidar da sua saúde física, mas também da saúde mental. Pois de uma mente sã, ajuda a manter um corpo são.
Leia também: Outubro rosa: faça parte também dessa luta!
Fique Conectado