Todos os anos, desde 2008, promovem-se no Brasil ações para a conscientização dos homens sobre os riscos do câncer de próstata e a importância do acompanhamento médico frequente – a campanha Novembro Azul. De acordo com matéria publicada pela revista GQ, 50% dos homens procuram atendimento médico apenas quando os sintomas estão em fase avançada.
Dados estatísticos publicados pelo Instituto Nacional de Câncer comprovam que, apenas no ano de 2020, cerca de 29,2% (o que equivale a 65.840) dos novos casos de câncer em homens apresenta localização primária do tumor na próstata.
O alto índice de casos de câncer de próstata e a demora em buscar auxílio médico contribuem para o cenário de mortalidade entre homens que desenvolveram a doença.
O objetivo do Novembro Azul
Para auxiliar no combate ao câncer de próstata, e para conscientizar a parcela da população vítima da doença sobre os riscos de postergar a procura por ajuda médica, as campanhas de Novembro Azul abordam a importância do diagnóstico precoce e os riscos de não realizar os exames recomendados.
Conforme alertado pelo especialista em ultrassonografia urológica, Maurício Bestane, em entrevista para o Portal G1, pelo menos um terço da população de homens brasileiros se recusa a realizar o exame de toque por preconceito. Mas apesar das campanhas sobre a necessidade da realização dos exames, muitos grupos continuam a disseminar imagens e outros materiais que ridicularizam a prática.
Por este motivo, nos últimos, têm-se reforçado as ações de combate e conscientização do Novembro Azul em empresas, instituições educacionais, em campanhas divulgadas por órgãos governamentais e, principalmente, através das mídias digitais.
O que é o câncer de próstata?
O câncer próstata é um tumor que se desenvolve no sistema reprodutor masculino, na glândula próstata, responsável por produzir e armazenar fluído seminal. Essa doença geralmente acomete homens na faixa etária acima dos 50 anos e, principalmente, quando existem fatores externos como histórico genético, obesidade e distúrbios hormonais.
Sintomas
Um dos pontos de maior atenção em relação ao câncer de próstata é a demora no aparecimento dos primeiros sintomas. Isso se torna um fator de risco, uma vez que, na maioria dos casos, os sintomas se tornam evidentes quando a doença já está em estágio avançado.
De acordo com o Ministério da Saúde, alguns dos principais sintomas são:
- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Diagnóstico
Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura. Pela demora em apresentar sintomas, é muito difícil que o câncer de próstata seja identificado precocemente. Por este motivo os médicos recomendam que todos os homens acima de 50 anos, ou que apresentarem histórico familiar da doença, realizem o exame de toque retal todos os anos. O exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) também auxilia no diagnóstico da doença.
Se houver necessidade, o médico urologista responsável pelo paciente fará a solicitação e encaminhamento para a realização de exames complementares, que auxiliem no diagnóstico completo.
Não há uma forma de prevenir totalmente o desenvolvimento da doença, mas alguns hábitos como se alimentar melhor, reduzir o consumo de alimentos gordurosos e industrializados, prática e exercícios físicos e visitas regulares ao médico podem contribuir para uma vida mais saudável.
Tratamento
Cada paciente e cada caso possui suas particularidades, por isso a recomendação do melhor tratamento deve ser feita pelo médico especialista responsável.
A recomendação de tratamento deve levar em consideração o estágio da doença, idade do paciente, histórico médico etc.
Entretanto, de acordo com o portal Oncoguia, os principais tipos de tratamento são a cirurgia e criocirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia, assim como o uso de medicamento para câncer de próstata.
Como fazer parte do movimento Novembro Azul?
Contribuir para o sucesso das campanhas de Novembro Azul é uma responsabilidade de todos. E fazer parte desta luta contra o câncer e em prol da saúde do homem é muito simples. Listamos abaixo algumas das ações mais comuns que podem ser realizadas por todos:
- Uso de peças de roupa azul durante o mês de novembro;
- Compartilhamento de informações de fontes seguras sobre o câncer de próstata e a importância do acompanhamento médico para os homens;
- Conversar com familiares e amigos que fazem parte do grupo de risco sobre as medidas de prevenção;
- Propor ações e campanhas dentro de empresas, escolas e na comunidade que frequenta.
Para empresas, instituições de ensino e órgãos públicos, algumas das ações mais comuns são:
- palestras sobre prevenção e diagnóstico para o câncer de próstata;
- atividades que envolvam os homens, com o objetivo de disseminar informação de qualidade;
- a adoção de dress code na cor azul, assim como adaptação de uniformes;
- distribuição de folhetos e outros materiais que sejam educativos;
- mesas redondas e bate-papo com profissionais especialistas;
- espaço para depoimentos e compartilhamento de experiência de pessoas que já foram diagnosticadas;
- disponibilizar médico especialista para a realização gratuita de exames de toque retal;
- oferecer suporte psicológico para homens (e familiares) diagnosticadas com câncer de próstata (ou outro tipo);
- iluminação de prédios com a cor azul.
Fazemos parte dessa luta!
A Nova Medicamentos faz parte da luta contra o câncer de próstata e incentiva a conscientização sobre a saúde do homem. Junte-se a nós e faça parte também!
Leia também: Outubro rosa: faça parte também dessa luta!
Fique Conectado