Apesar de existirem diversos tratamentos para a fertilidade feminina hoje em dia, acreditem, não é assim tão fácil gerar um bebê. Muitos casais que possuem o sonho de ter um filho biológico, enfrentam dificuldade para engravidar, principalmente quando as mulheres passam da faixa dos 30.
Segundo estudos sobre a fertilidade feminina, um casal jovem (até 35 anos) possui entre 15 a 20% de chances de engravidar, isso se nenhum dos dois apresentar problemas com a infertilidade. Essa porcentagem vai caindo à medida que as pessoas vão ficando mais velhas. Mas em todos os casos, não só a mulher como também o homem podem apresentar problemas de infertilidade. Dessa forma, diminuindo as chances de um casal engravidar.
Para entender um pouco mais sobre fertilidade feminina e quais são os fatores que dificultam a geração de um bebê, fizemos este post explicando tudo o que você precisa saber!
Confira!
O que é fertilidade feminina?
A partir do momento que um casal decide engravidar por meios naturais, ou seja, sem o uso de hormônios e inseminação artificial, a fertilidade de uma mulher pode ser determinada após um ano de tentativas sem sucesso. Se após 12 meses de sexo sem proteção, o casal não engravidar, pelo menos um dos parceiros possui algum problema que precisa ser diagnosticado por um médico.
Porém, a infertilidade feminina é um pouco mais difícil de se detectar já que existem diversos fatores que podem dificultar a fecundação de um óvulo. Dependendo do problema, existe um tipo de tratamento diferente, por isso, é tão importante o diagnóstico médico.
Além disso, outra razão para buscar um ginecologista é se a sua menstruação for muito irregular (mais longa do que 31 dias ou mais curta do que 21). Essa irregularidade também representa algum problema de fertilidade e precisa ser tratado para engravidar.
Principais causas da infertilidade feminina
Primeiramente, é preciso entender que para que um ser humano nasça, existe todo um processo até que o espermatozoide se encontre com o óvulo. Se alguma coisa impedir ou interromper algum passo desse processo, a fecundação não ocorre.
Os contraceptivos, por exemplo, costumam interferir nesse processo de alguma forma, seja impedindo que o espermatozoide chegue até o óvulo, ou prevenindo a liberação do óvulo.
Quando uma mulher possui problemas de infertilidade, existem algumas possíveis causas:
Problemas na ovulação:
Os problemas na ovulação podem ser causados por desregulações hormonais ou por problemas no ovário. Isso faz com que o óvulo não seja liberado pelo ovário impedindo a fecundação. Entre os principais problemas de ovulação temos:
- Síndrome do ovário policístico (SOP): um dos problemas mais comuns entre as mulheres, esse problema hormonal causa o aumento do ovário e também o surgimento de cistos na parte externa deles;
- Disfunção hipotalâmica: O ganho ou a perda extremo de peso pode causar uma disfunção hormonal, fazendo com que dois hormônios importantes na hora de ovulação sejam afetados;
- Menopausa precoce: ocorre quando uma pessoa antes dos 40 tem uma queda na função dos ovários, isto é, eles não produzem mais o hormônio estrogênio o qual faz com que o óvulo seja liberado.
Problemas nas trompas de Falópio:
As trompas de Falópio são os canais por onde os óvulos passam até chegar ao útero. Quando há algum bloqueio ou dano nessa região, os óvulos não serão fecundados, pois os espermatozoides não conseguem chegar até o óvulo. Os problemas que podem causar algum dano as trompas vão de inflamações na região pélvica, ou até mesmo inflamação do útero por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Endometriose:
Quando o tecido que reveste o útero cresce anormalmente e para do lado de fora do órgão, esse problema é chamado de endometriose. Muitas mulheres sofrem desse distúrbio no Brasil todo, cerca de uma em cada dez. Esse problema causa o bloqueio das trompas, impedindo a fecundação do óvulo, podendo até mesmo danificar o espermatozóide ou o óvulo.
Outros casos:
Em alguns casos, o motivo da infertilidade feminina nunca é encontrado. Isso pode acontecer por conta de fatores genéticos, inflamações, uso contínuo de algum tipo de medicamento, mas são necessários estudos mais aprofundados para descobrir a raiz do problema. Mas, também existem outros fatores externos que podem causar dificuldade na hora de engravidar, como:
- Idade: quanto mais velho o corpo fica, mais a produção de hormônios de uma mulher cai, junto com ele, a qualidade e quantidade de óvulos.
- Fumantes: além de danificar os pulmões, o cigarro também afeta as trompas e ainda aumenta as chances de abortos espontâneos. Por isso, pare de fumar se você deseja começar algum tratamento hormonal;
- Peso: o acúmulo de gordura abdominal afeta a ovulação, por conta da alteração de alguns hormônios importantes para a ovulação.
- Álcool: assim como o cigarro, o consumo de álcool diminui as chances de engravidar mesmo com um consumo moderado. Pessoas que consomem álcool regularmente, podem ter até 11% de chances de engravidar.
Enfim, essas são algumas das causas que podem afetar a fertilidade feminina, lembre-se que não é só as mulheres que podem enfrentar esse tipo de problema. Por isso, não carregue essa responsabilidade só para si mesma. As chances de um homem ser infértil é tão grande quanto a de uma mulher. Então, ambos precisam passar por um especialista para encontrar a raiz do problema.
Leia também: Contraceptivos e preventivos: qual a diferença?
Fique Conectado