A relação entre farmácias e tecnologias na gestão é algo que costuma ser negligenciado por muita gente. Afinal, é comum pensar que as farmácias são estabelecimentos de simples gestão: basta estar de porta aberta e receber os clientes para vender os remédios. Na verdade, não é bem assim que as coisas funcionam. Existem dezenas de obstáculos e desafios na gestão desses empreendimentos.
Em 2020, por exemplo, as farmácias estiveram entre os poucos negócios do Brasil (e do mundo) que tiveram lucro e, além disso, registraram crescimento de faturamento em comparação com o ano anterior. Isso aconteceu primariamente por causa da pandemia do novo coronavírus, com suas exigências de saúde e variedade de remédios que foram apontados como úteis para tratar a doença.
No entanto, essa demanda extra, apesar de ser uma boa notícia do ponto de vista econômico, apresenta uma série de problemáticas também. Por isso, é importante entender como usar tecnologia na gestão de farmácias. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura abaixo!
Como usar a tecnologia na gestão de farmácias?
Tenha um software de gestão
O principal elo de ligação entre as farmácias e a tecnologia na gestão desses empreendimentos é no uso de um software de gestão para o negócio. O programa digital, preferencialmente feito para rodar em nuvem, sendo acessado do celular e do computador, pode ajudar a farmácia a controlar seus vários processos internos, o que traz mais informações para uma melhor tomada de decisões.
Idealmente, um bom software para farmácia deveria ter vários módulos para os vários setores do local. Uma área para o estoque, outra para a venda, mais uma para o RH, outra para a relação com os planos de saúde.
No entanto, talvez essa divisão só funcione bem com farmácias de grande porte. Para as menores, um programa mais básico pode ser o ideal, especialmente por causa do custo, mas também pela facilidade de usar.
Se houver dificuldade para encontrar um bom programa, vale a pena contratar uma empresa para produzir um do zero. Existem empresas que fazem isso a um bom custo, o que pode ser uma alternativa interessante. Um exemplo é a Mestres da Web.
Controle o estoque
Uma das vantagens do uso de tecnologia na gestão de farmácias é a habilidade de melhor controlar o estoque disponível para a empresa. Isso é importante para poder manter um fluxo de compras e vendas de produtos mais equilibrado.
Por exemplo, com o registro de vendas e compras de remédios para a gripe em um software, é possível notar a sazonalidade desses remédios. Assim, a farmácia pode preparar um estoque para os meses de maior venda, assim como reduzir as compras quando não há tanta saída assim. Além disso, dependendo da validade dos remédios, dá para fazer o oposto: comprar quando há menos saída e é mais barato para vender nos meses de maior demanda.
Monitore a data de validade dos remédios
Outro recurso importante que a tecnologia oferece é o controle da data de validade dos remédios. Além da estratégia de compra na data correta de acordo com o preço, existem outros ganhos para esse tipo de controle.
Por exemplo, a farmácia pode ver quais são os remédios perto do vencimento para impedir que eles sejam vendidos depois da data certa. Isso evita problemas futuros.
Além disso, esse controle dá mais opções de estratégias de negócio para os gestores. Por exemplo, é possível colocar os remédios que estão com data de vencimento próxima com mais evidência na farmácia, talvez com alguma promoção de preço mais baixo. É importante liquidar o estoque para que ele não se torne uma baixa financeira depois.
Obtenha um mapa de calor da sua farmácia
Um recurso tecnológico muito importante é o mapa de calor. Basicamente, consiste em um sensor que mostra qual é a média de movimentação dentro do seu estabelecimento. Quanto maior o espaço, mais útil é essa tecnologia.
Sabendo qual é o caminho mais comum feito na sua farmácia, é possível montar o espaço de forma a utilizar melhor esse conhecimento. Por exemplo, suponha que chegou a temporada da gripe e você sabe que 90% das pessoas que entram na sua farmácia passam por um determinado ponto. Ali é o melhor lugar para colocar os remédios de gripe, já que você garante que serão vistos por mais pessoas. O mesmo vale para anúncios e outros comunicados que serão feitos pela sua empresa.
Agora que você viu a relação entre farmácias e a tecnologia na gestão desse tipo de negócios, é hora de colocar esse conhecimento em prática, caso tenha uma farmácia a gerenciar. Lembre-se de que a tecnologia é, por via de regra, uma ferramenta que aumenta a eficiência de um negócio ao aumentar os ganhos e reduzir os gastos. Basta saber como utilizá-la.
E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!
Leia também: Conselhos exaltam a importância dos médicos no combate à epidemia
Fique Conectado