A quimioterapia, tratamento muito importante na luta contra o câncer, pode causar uma série de efeitos colaterais por todo o corpo do paciente.
Sendo assim, a saúde bucal também acaba sendo impactada, afetando tratamentos odontológicos, necessitando do seu atraso ou interrupção.
Portanto, para evitar impactos graves na sua saúde bucal, criamos este conteúdo com foco em indicar quais são os possíveis problemas causados pela quimioterapia nos seus dentes, gengivas e língua.
A partir dessas informações, você saberá quais são os melhores tratamentos para garantir a saúde e a beleza do seu sorriso, como o uso da faceta dentária. Continue conosco!
Efeitos causados pela quimioterapia na saúde bucal
O tratamento de quimioterapia se trata do uso de medicamentos na luta contra o câncer. Essas medicações eliminam células cancerígenas, mas também podem acabar causando efeitos negativos em células normais, bem como as presentes na mucosa da boca.
Para evitar problemas muito graves, o recomendável é que consulte um dentista durante um período de, pelo menos, duas semanas antes da quimioterapia.
Assim, você poderá tratar problemas que já possui, evitando que eles aumentem devido à baixa imunidade, como a cicatrização após uma extração de dente , por exemplo.
Sendo assim, veja a seguir alguns dos possíveis efeitos colaterais causados pelo tratamento de quimioterapia:
- Dores na região da boca e gengiva;
- Boca seca, conhecida como xerostomia;
- Propensão a infecções;
- Ardência, inchaço, irritação e descamação da língua;
- Alteração no paladar.
Com tal conhecimento, é possível evitar que os sintomas se agravem. Afinal, os efeitos colaterais causados pela quimioterapia só se agravam quando a boca não está saudável antes do procedimento.
Por conta disso, caso você não tenha consultado um dentista antes da realização do tratamento contra o câncer, procure por um profissional o mais rápido possível.
O que o dentista deve analisar
Ao visitar seu dentista de confiança antes ou durante seu tratamento de quimioterapia, existirão alguns quesitos específicos analisados pelo profissional. Um deles é a verificação da saúde dentária, como a existência de cáries, necessidade de limpeza etc.
Além disso, o profissional também poderá solicitar alguns exames, como raio-x, para observar a saúde dos ossos da boca.
Esse tipo de exame é fundamental para identificar a possibilidade ou necessidade de um tratamento ortodôntico, como o implante dentário carga imediata, por exemplo.
A partir de tais análises feitas pelo profissional, ele finalmente poderá te dar as melhores indicações referentes ao seu tratamento e o cuidado em relação à saúde bucal durante a quimioterapia.
Como manter a boca saudável
Agora que você já entende os possíveis impactos causados pela quimioterapia, é hora de conhecer formas de evitá-los.
Pensando nisso, veja a seguir algumas dicas para amenizar os problemas:
1. Mantenha a boca hidratada
A quimioterapia pode facilitar o ressecamento da boca. Portanto, não deixe o hábito de beber bastante água de lado.
Além disso, você também pode chupar pedras de gelo ao longo do dia, mastigar chicletes sem açúcar para estimular a salivação e, até mesmo, apostar em saliva artificial para manter a boca sempre hidratada.
2. Higienize a boca corretamente
A higienização da boca é um cuidado fundamental para evitar a maioria dos problemas na saúde bucal. Afinal, uma excelente limpeza dos dentes, gengivas, língua e demais mucosas da boca diminui a presença de bactérias, garantindo a beleza e o bem-estar do seu sorriso.
Porém, ao passar pelo tratamento de quimioterapia, alguns outros cuidados, diferentes dos rotineiros, se fazem necessários. Um deles seria o uso de escovas extra macias, sendo utilizadas nas escovações após as refeições e antes de dormir.
Outro cuidado fundamental é o uso de um creme dental com flúor e o corte de enxaguantes bucais com álcool. Não se esqueça de usar o fio dental durante todas as escovações realizadas.
Além disso, você também pode realizar enxágues na boca várias vezes por dia, utilizando uma solução de 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/8 de colher de chá de sal, misturando-os em uma xícara de água morna.
Após isso, enxague a boca com água natural.
3. Próteses e aparelhos
Caso sinta que sua prótese ou algum tipo de aparelho dentário móvel não se encaixa mais corretamente, seja o objeto mais apertado ou mais largo que o normal, é importante conversar com seu dentista de confiança.
Assim, ele poderá entender quais estão sendo os impactos causados pela quimioterapia e como dar continuidade ao seu tratamento.
Lembre-se de consultar seu oncologista e dentista de confiança caso surja algum dos sintomas.
Assim, você saberá como será o andamento do seu tratamento dentário, como talvez a necessidade de continuar ou interromper seu tratamento com um aparelho lingual, por exemplo.
Seguindo tais indicações, você garantirá seu bem-estar e sua saúde bucal durante o tratamento contra o câncer, prevenindo outros problemas que podem interferir em relação a sua imunidade.
Não deixe de consultar outros profissionais caso sinta efeitos colaterais em outras partes do corpo causados pela medicação.
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Principais cuidados com a saúde bucal para pacientes com câncer
Fique Conectado