De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida do brasileiro está em torno dos 75 anos atualmente e, com isso, a busca por profissionais como o cuidador de idosos tem sido cada vez maior.
Afinal, este profissional é extremamente importante para pessoas que estão na melhor idade e que precisam de algum tipo de auxílio no dia a dia.
Agora, o que faz exatamente um cuidador de idosos? Quais são as suas atribuições, seus deveres e afazeres?
É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje!
Portanto, se você quer ficar informado sobre este assunto, não deixe de conferi-lo com atenção até o final, ok?
O cuidador de idosos e suas principais atribuições
Necessidades básicas
Muitas pessoas, ao envelhecer, possuem certas dificuldades e limitações para fazer atividades comuns do dia a dia como: tomar banho, comer, trocar de roupa, escovar os dentes, pentear o cabelo, cortar as unhas, fazer a barba, ir ao banheiro e arrumar a cama.
Por isso, uma das atribuições do cuidador de idosos é justamente auxiliar a pessoa idosa nesses aspectos, ou seja, em suas necessidades básicas, para que ela possa continuar vivendo bem e de maneira digna.
Cuidar da aparência e da higiene pessoal é algo importante em qualquer fase da vida.
Companheirismo
Sentimentos de solidão, tristeza e até mesmo abandono são comuns na vida de muitos idosos – o que pode, inclusive, gerar quadros graves de depressão.
Por isso, outra atribuição de suma importância de um cuidador de idosos é fornecer companheiro, de modo que a pessoa que está na terceira idade não se sinta excluída, esquecida ou isolada.
Oferecer esse “ombro amigo”, escutar e ser solidário são aspectos fundamentais e que fazem uma grande diferença não só na vida de uma pessoa idosa, mas na vida de qualquer pessoa.
Medicamentos
Por conta de doenças, entre outros problemas, muitos idosos precisam fazer o uso frequente de certos tipos de medicamentos.
Porém, devido à idade mais avançada e possíveis limitações, nem sempre os idosos conseguem se lembrar de tomar os remédios ou de ingerir a dose certa do medicamento.
Por isso, outra atribuição do cuidador é auxiliar a pessoa idosa no quesito medicamentos, tanto em relação à dosagem certa quanto aos dias e horários que devem ser respeitados.
Dessa forma, é possível ter um melhor controle referente aos medicamentos e evitar riscos/problemas por esquecer de tomar algum remédio ou por tomá-lo em uma dosagem errada.
Limpeza
Grande parte das pessoas idosas não possui mais a mesma energia, disposição e habilidade de antigamente para fazer serviços de limpeza, entre outros afazeres domésticos.
E apesar dessa condição, os cuidados com a limpeza e higiene não podem ser deixados de lado, afinal, eles são de suma importância para a saúde e para a manter a casa limpa, organizada.
Então, outra atribuição que o cuidador de idosos tem, é auxiliar na limpeza da casa, como varrer, aspirar, lavar a louça, etc.
Refeições
Além de ajudar a lavar a louça, outra atribuição do cuidador na cozinha é preparar as refeições para a pessoa idosa.
Isso porque, assim como a limpeza, a pessoa idosa pode não ter a mesma energia, disposição e habilidade para cozinhar.
Então, o cuidador pode ficar responsável por isso e, assim, preparar refeições nas porções adequadas e que sejam mais nutritivas e saudáveis para a pessoa idosa.
E além de preparar as comidas que o idoso irá comer, o cuidador também costuma ajudar na hora de servir as refeições para que o idoso não engasgue e não se queime, por exemplo.
Mobilidade
Muitas pessoas, quando chegam na terceira idade, possuem certas dificuldades e limitações no quesito mobilidade. E como consequência, não conseguem andar e se locomover tão facilmente.
Por isso, outra atribuição do cuidador é ajudar a pessoa idosa a se locomover entre os ambientes da casa e a se mover, se levantar, por exemplo, quando estiver na cama ou no sofá.
Organização
Diversos idosos possuem um certo nível de independência para se locomover. No entanto, obstáculos e itens pelo caminho podem resultar em uma queda, tropeço ou situação mais grave.
Portanto, outra atribuição importante do cuidador é manter os ambientes sempre organizados, de modo que o idoso possa transitar tranquilamente, sem riscos de acidente.
Comunicação
Por fim, o cuidador de idosos precisa ser comunicativo, tanto com a pessoa idosa quanto com seus familiares.
Porém, ser comunicativo, não significa falar bastante, e sim saber como e quando falar, principalmente para lidar com a pessoa idosa e para atualizar os seus familiares, explicar situações e apresentar informações.
E essa é uma atribuição essencial para o cuidador, pois assim ele conseguirá, de maneira mais efetiva, passar um feedback adequado para os familiares do idoso, de modo que todos estejam alinhados e em busca das melhores condições e soluções para a pessoa que está na terceira idade!
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Como dormir melhor com estas 5 dicas importantes
Fique Conectado