O novo coronavírus tem se espalhado mais rápido, mas matando menos pessoas que o SARs, doença que também se iniciou na china nos anos de 2002 e 2003, e do que a gripe H1N1, vírus que gerou pandemia em 2009, fazendo inúmeras vítimas. E a pergunta que fica é, como uma doença pode se espalhar tão rápido?
O Sars, muito conhecido na china, levou mais de 900 pessoas á morte, e contaminou em torno de 8 mil pessoas durante dois anos, segundo a OMS. O SARs é uma infecção também causada pelo vírus da família coronavirus. O Sars demorou em torno de três meses para infectar uma quantidade grande de pessoas, já o coronavirus tem assustado com mais de 900 mortes de dezembro de 2019, quando foi descoberto, á janeiro de 2020.
No Brasil, os riscos de infecção são baixos, mas os suspeitos de estarem contaminados permanecem em quarentena, até que todos os sintomas e exames comprovem que não há risco de contagio.
A OMS chegou a decretar emergência de saúde pública internacional para o coronavirus, não só por tudo que tem acontecido na China, mas pelo avanço da doença em outros países.
Sobre a Quarentena
Em Hubei, província chinesa, mais de uma dúzia de cidades estão sendo isoladas do mundo, na esperança de que se evite novos casos do coronavirus. Os países ocidentais também estão colocando pessoas que retornam de Wuhan em isolamento forçado por até duas semanas, pois Wuhan é onde o foco maior de vítimas está instalado.
O Brasil também está cuidando de brasileiros que se encontram em locais de surto, fazendo com que eles voltem para o país e permaneçam em quarentena de forma a evitar que o vírus se espalhe. Temos visto que o vírus se espalhou rápido de mais, e ficamos sem entender a proporção disto.
A quarentena é um método utilizado á muitos anos, de forma que evite que a doença se espalhe e faça mais vítimas. Geralmente implica em manter um grupo de pessoas separados e isolado da população no geral.
Quando surgiu a peste na Europa, no século 14, um navio recebeu a ordem de ancorar por 40 dias antes que a tripulação e passageiros pudessem em fim, embarcar.
Esse período foi chamado de “quarantino”, que deriva da palavra em italiano para o número 40. Desde então, o isolamento de pessoas que podem estar com alguma infecção séria vem sendo a chave para limitar os surtos ao redor do mundo, atualmente as quarentenas são impostar por governos ou instituições de saúde.
Uma outra medida que a China tomou para cuidar de possíveis infectados pelo novo corona vírus foi a construção de um hospital, construído e inaugurado em apenas 10 dias.
O hospital oferece mil leitos e está instalado em Wuhan, cidade onde a epidemia começou. A estrutura tem em torno de 25 mil metros quadrados e um outro hospital já está sendo construído, este agora com 1,5 mil leitos.
Algo que também tem gerado discussão é que, quando ocorreu uma epidemia deste nível na China, o PIB chinês representava 4,4% do PIB mundial e hoje representa 15%. A China tem a segunda maior economia do mundo, levando mais pessoas para a classe média, o que facilita o fluxo de chineses no exterior.
Isso gerou preocupações por que, o desenvolvimento econômico aumenta o risco de uma disseminação rápida de um vírus, mas também proporciona melhores condições para enfrentar o surto. Acompanhe nossos conteúdos e fique sempre atento com relação a sua saúde.
A Nova Medicamentos agradece o empenho dos médicos, enfermeiros, farmacêuticos e todos os profissionais da área da saúde que batalham diariamente contra a doença.
Fique Conectado