Você sabia que o uso excessivo de cigarros pode prejudicar a saúde? De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 400 pessoas morrem por dia no Brasil, devido ao cigarro.
Embora esse número seja alarmante, muitas pessoas com aparelho dentário transparente associam o cigarro apenas a problemas relacionados à aparência dos dentes. Quando na realidade, as consequências do cigarro podem ser muito mais graves.
Entre os efeitos mais graves do tabagismo está o aumento do risco considerável de câncer oral e a única maneira de evitá-lo é realmente parar de fumar.
Portanto, se você deseja ter um sorriso bonito e quer colocar lente de contato dental resina, você deve ler o conteúdo a seguir.
Hoje, entenderemos como o cigarro pode se tornar viciante, quais são os problemas derivados do tabagismo e como se livrar do problema. Acompanhe!
Componentes que tornam o cigarro viciante
O cigarro, embora seja lícito no Brasil, é constituído por diversas substâncias que o tornam uma droga viciante. Nele, é encontrada a nicotina, uma substância psicoativa, que provoca sensação de prazer e pode causar dependência.
Também é possível encontrar alcatrão e monóxido de carbono – ambos ingredientes devem ser alertados pelos fabricantes. No entanto, sabemos que pode haver uma mistura de diversos outros compostos de diferentes níveis de toxicidade.
Com o uso contínuo de cigarro, o cérebro se adapta e faz com que o indivíduo necessite cada vez mais de doses maiores, para que haja o mesmo nível de satisfação.
Como o uso de cigarros pode prejudicar a saúde
O tabagismo é um dos maiores causadores de mortes no mundo. Isso porque ele causa diversos problemas de saúde, não só estéticos e relacionados ao uso de aparelho ortodôntico transparente.
A seguir listamos os principais efeitos do cigarro no organismo:
Coloração dos dentes
Os dentes de quem fuma cigarro ficam amarelados por causa da nicotina e do açafrão. Para corrigir o amarelado, há duas opções de tratamento: facetas laminadas e o clareamento dentário.
No entanto, se você continuar a fumar, os efeitos de um clareamento, por exemplo, não serão perceptíveis.
Mau hálito
Além do cheiro do cigarro, o tabagismo acentua o problema de halitose que os fumantes podem ter. Já é comprovado que o hábito de fumar causa secura e irritação das mucosas da boca, além das vias respiratórias.
Periodontite
O tabagismo pode elevar em até três vezes o risco de periodontite em pacientes com faceta dentária. Por ser uma droga vasoconstritora, ele reduz a irrigação sanguínea das gengivas.
Por isso, é comum que as gengivas tenham um aspecto mais pálido e menos inflamados – o que nem sempre pode significar ausência de inflamação periodontal.
Deterioração do paladar e olfato
Embora não seja considerado um problema gravíssimo, a deterioração do paladar e do olfato prejudica, e muito, a qualidade de vida do indivíduo.
Pois, com o sentido do paladar alterado, o fumante tende a abusar do sal e do açúcar e sabemos que o uso indiscriminado desses dois podem causar muitos prejuízos à saúde.
Tratamentos odontológicos comprometidos
O hábito de fumar compromete a cicatrização de ferimentos e de cirurgias. Para se ter dimensão do problema, a taxa de insucesso em implantes é 2 vezes superior à de indivíduos fumantes.
Além disso, não importa se o tratamento é uma faceta dentária ou um clareamento, as chances do resultado não ficar satisfatório são muito grandes.
Doenças pulmonares e cardiovasculares
Não só o seu sorriso fica prejudicado com o consumo de cigarro. Outras doenças podem surgir em decorrência da dependência do tabaco. Entre elas, estão as doenças pulmonares como, por exemplo, enfisema pulmonar e câncer.
A saúde do coração também é comprometida e as chances do indivíduo fumante ser vítima de um acidente vascular cerebral ou um infarto do miocárdio são muito maiores.
Fumantes passivos também podem adoecer
O cigarro é uma droga tão perigosa que não só prejudica aqueles que a consomem, como também pode ser causador de doenças naqueles que são expostos à sua fumaça.
Os fumantes passivos, como são chamados, podem apresentar infecções respiratórias, síndrome da morte súbita e até mesmo câncer de pulmão.
Como se livrar do vício dos cigarros
Parar um vício não é fácil. Pois, a dependência pode fazer com que o indivíduo tenha dificuldades para largá-lo. No entanto, caso haja necessidade, o paciente pode recorrer a um acompanhamento psicológico para auxiliar nesse momento.
Para se livrar do tabaco, as dicas a seguir podem auxiliar. De um modo geral, você deve evitar ficar na presença de fumantes, manter uma alimentação saudável e se puder, praticar atividade física.
A prática do exercício auxilia no combate ao estresse e também contribui para o controle de peso. Se desejar, estipule uma data para parar de fumar e por mais que pareça impossível, não desista!
Ficar longe desse vício, provoca diversos benefícios a longo prazo. Não descuide da sua saúde!
Gostou do nosso conteúdo sobre como o uso de cigarros pode prejudicar a saúde? Então leia também:
Fique Conectado