O verão está quase no fim, mas ainda estamos em um dos meses mais chuvosos do ano. Afinal, sabemos bem que o calor é o grande responsável pelo aumento da precipitação. Mas você também se preocupa com pegar aquele resfriado depois de tomar chuva fora de casa? Isso porque temos ouvido, desde crianças, que chuva causa resfriado e que é melhor evitar.
Porém, quem será que te disse isso pela primeira vez? E será que tomar chuva ou “friagem“, como diriam nossos avós, realmente nos deixa doentes? Tudo bem que o resfriado e a gripe têm seus picos de ocorrência nos períodos de frio e chuva no ano, mas qual será relação?
Se você sempre se perguntou as mesmas coisas ou ficou na dúvida na hora de responder alguma das perguntas acima, não se preocupe. Afinal, temos uma explicação científica para todos os questionamentos. Quer saber mais? Então continue lendo este conteúdo até o fim.
Chuva causa resfriado? O que a ciência diz sobre isso!
Vamos começar afirmando que sim, a história de que chuva causa resfriado é um grande mito. A afirmação de que chuva causa resfriado parece tão verdadeira porque é uma ideia que tem sido transmitida de geração em geração há centenas de anos.
Precisamos entender que há poucas décadas atrás nem todo mundo tinha acesso à internet e que a maior parte das pesquisas científicas ficavam limitadas aos grandes estudiosos. Além disso, com a dificuldade do acesso à informação pela comunidade rural e a tradição de compartilhar receitas caseiras para tudo, nem todo mundo entendia o que era, de fato, estar gripado ou resfriado e como isso acontecia.
Por isso, as pessoas passaram a relacionar alguns padrões sempre que acontecia um surto de doenças respiratórias. E adivinha qual era o padrão que mais se repetia? Exatamente: o frio e a chuva.
É natural então imaginar que as pessoas passassem a acreditar que nos períodos mais frios do ano, e com a maior incidência de chuva, as pessoas ficavam doentes e contraíam gripe e resfriado apenas por não usar roupas quentes o suficiente e se molharem com a água da chuva.
E, por mais incrível que pareça, muitas pessoas ainda acreditam nisso. Por isso, aquelas frases que todo mundo já conhece: “sai da chuva ou vai ficar gripado” ou “leva um casaco, vai esfriar e você ficará resfriado”.
Não se preocupe, é tudo parte de um mito muito bem difundido. Você não ficará resfriado por correr na chuva ou não usar blusa de frio ao sair no quintal de casa. E nós vamos explicar o porquê.
O que é o resfriado?
A primeira coisa a se saber sobre o resfriado é que essa doença é uma infecção, ou seja, causada por um agente externo: um vírus. Por isso, não é possível contrair resfriado apenas em contato com a água da chuva ou em um ambiente frio. É preciso que o indivíduo tenha contato direto com o vírus.
Existem mais de 200 de tipos vírus que podem causar um resfriado, portanto, sem pânico. É bem possível que você já tenha desenvolvido algum quadro de resfriado pelo menos uma vez na vida, e provavelmente terá mais resfriados nos próximos anos. O Rinovírus é, frequentemente, a causa mais comum de resfriado na população.
A maioria das pessoas se recupera rapidamente e apresenta sintomas muito leves. Diferentemente da gripe, o resfriado geralmente se limita ao nariz e garganta e causa uma sensação de desconforto que pode ser tratada com medicamentos e alguns tipos de chás.
Em pessoas saudáveis, os sintomas de um resfriado podem desaparecer em até duas semanas.
Qual a relação da chuva e do frio com o resfriado?
Se a contaminação pelo vírus causador do resfriado se dá por meio do contato com superfície contaminada, assim como pequenas gotículas contaminadas presentes no ar, então é esperado que, quanto maior for a aglomeração, maior o risco de disseminação da doença.
E qual é o período do ano em que as pessoas mais aglomeram em espaços fechados, sem circulação de ar? Você acertou se respondeu inverno.
Quando as temperaturas caem, tudo o que as pessoas mais querem é ficar em casa, mas como nem sempre é possível, devido ao trabalho e aos estudos, a solução é buscar locais protegidos do vento e correntes de ar. Por este motivo, é super comum observar salas fechadas, janelas de ônibus travadas e áreas de alimentação cobertas.
Tudo isso faz com que mais pessoas sejam contaminadas.
A mesma coisa acontece em épocas de chuva, visto que todo mundo quer fugir da água e se manter protegido em locais cobertos e fechados.
Como evitar um resfriado?
Apesar de não ser um problema grave de saúde, ninguém quer ficar de molho em casa, não é mesmo? Por isso, a melhor coisa é evitar as chances de contrair um resfriado, tomando alguns cuidados básicos:
- Mantenha sempre janelas e portas abertas, principalmente em locais com aglomeração de pessoas;
- Adote novos hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência e evitar tocar olhos, boca e nariz com as mãos sujas;
- Beba mais água e mantenha-se sempre hidratado;
- Tenha uma alimentação saudável e equilibrada;
- Pratique atividade física com regularidade;
- Durma bem.
Dessa forma, além de reforçar sua imunidade para evitar o contágio da doença, caso seja contaminado, se recuperará mais rápido e sem sintomas graves.
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Qual a diferença entre gripe e Covid? Descubra!
Fique Conectado