Quem já assistiu ao filme Lucy (2014), dirigido e produzido por Luc Besson, com Scarlett Johansson no papel da heroína, sabe que o cérebro humano é muito mais do que apenas um órgão em nosso sistema nervoso. Além de controlar todas as ações do nosso corpo, é o cérebro que carrega tudo o que somos, o que pensamos e como nos identificamos.
Mas será que nós compreendemos, de fato, qual é a função do cérebro humano, suas principais características e como a saúde do nosso cérebro influencia em diversos outros aspectos da nossa vida? Neste conteúdo trouxemos algumas informações que você precisa saber sobre o cérebro humano e, claro, algumas curiosidades.
Quer saber? Então continue lendo até o final e descubra!
O que é o cérebro humano e qual sua importância?
O cérebro humano é um órgão do sistema nervoso e fica bem no interior da nossa caixa craniana, ou seja, bem perto do topo da nossa cabeça. Esse órgão é um dos mais importantes do nosso corpo, responsável por controlar todas as nossas ações e reações, além de ser o centro da nossa inteligência. Ou seja, o cérebro é a casa do nosso ser, como nos identificamos.
Os pensamentos, percepções, imagens, reconhecimento de sons, sensações… Tudo acontece dentro do nosso cérebro. É impossível, sem o cérebro humano, alguém se identificar como alguém, ou mesmo sobreviver. Fetos anencéfalos (que não possuem cérebro), em sua grande maioria, infelizmente, nascem já mortos ou acabam falecendo logo após o nascimento. Isso porque, sem o coordenador de todas as ações, o corpo não é capaz de se desenvolver e se manter funcionando.
Nos casos de pacientes que são diagnosticados com morte cerebral, esse quadro é completamente irreversível e não há tratamentos ou medicamentos que possam ajudar. O corpo é capaz de ser mantido apenas por um período de tempo, com a ajuda de aparelhos, para a remoção de órgãos para doação. Após o desligamento dos aparelhos, o corpo não é capaz de executar suas principais funções vitais. Em casos de morte cerebral, o paciente é automaticamente declarado clinica e legalmente morto.
De forma resumida, toda a nossa vida e essência estão diretamente ligadas à integridade e saúde do nosso cérebro. Nosso coração pode até levar a fama de ser o responsável por nossas emoções e sentimentos, mas no fim das contas é o cérebro que comanda absolutamente tudo.
O nosso cérebro é divido em partes?
Verdade. Nosso cérebro é constituído por duas partes, metades que se complementam, chamadas de hemisférios cerebrais. Ambas as partes são fundamentais, porém responsáveis por diferentes funções. O mais interessante é que cada lado controla o lado oposto do corpo do ser humano, ou seja, o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito e vice-versa.
Os hemisférios também se dividem em lado racional e emocional, sendo o lado esquerdo responsável pela linguagem, cálculos e raciocínio lógico, e o lado direito o coordenador de nossas emoções, imaginação e até mesmo a consciência artística.
Ademais, o cérebro também é dividido em outras pequenas partes, cada qual também com suas principais responsabilidades, são elas:
- Lobo frontal: movimentos voluntários, comportamento, emoções e personalidade;
- Lobo temporal: memória, audição, visão e linguagem;
- Lobo parietal: lógica e sensações físicas;
- Lobo occipital: processamento visual;
- Cerebelo: equilíbrio.
Usamos apenas 10% do nosso cérebro?
Mito. A teoria de que os seres humanos utilizam apenas 10% de sua capacidade cerebral, e que deu origem ao filme Lucy (citado no início deste conteúdo) não tem qualquer tipo de comprovação científica. Muito pelo contrário, essa teoria tem sido rebatida por diversos estudiosos ao longo dos anos.
Os outros 90% do cérebro humano, ainda não explorados, foram uma esperança para quem ainda desejava grandes surpresas da ciência. Entretanto, depois de muito estudo, não há motivos para acreditar nisso. O que não significa que não seja possível aumentar a capacidade intelectual com o passar do tempo. São duas coisas bem diferentes.
Pessoas inteligentes têm cérebro maior?
Não necessariamente. O tamanho do cérebro não é uma referência para o QI do indivíduo, no entanto, pesquisas realizadas na Universidade de Pensilvânia (EUA) indicam que há uma tendência a que pessoas com cérebros maiores sejam mais inteligentes. O que não deve ser tomado como regra geral de forma alguma.
Acredita-se que o tamanho do cérebro esteja 6,7% relacionado à capacidade intelectual de cada pessoa, o que é um valor muito baixo para que tenha qualquer tipo de relevância. Então, se o seu cérebro é um pouco maior do que os das demais pessoas com quem você convive, isso pode ser apenas uma condição genética e não significa realmente que você seja mais inteligente.
Afinal, apesar de ser comprovado que os fatores biológicos influenciam na capacidade intelectual, é preciso muito estudo e dedicação para se destacar da média.
Beber água faz o cérebro funcionar melhor?
Com certeza. Você sabia que 20% do sangue do seu corpo chega até o cérebro? Isso porque o seu cérebro precisa de fluidos para funcionar bem, já que são os fluidos que carregam informações entre os seus neurônios. Para ter uma ideia bem clara, nosso cérebro é formado por 75% de água. Ou seja, quase que sua composição total.
Por isso, beber bastante água não só nos mantém mais hidratados e saudáveis, como também contribui para pensamentos mais claros e racionais e um desenvolvimento intelectual melhor.
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Diabetes: tudo que você precisa saber
Fique Conectado