Que a ansiedade afeta nossa vida e nosso organismo todo mundo sabe, mas você sabe qual a consequência do estresse e da ansiedade para a saúde bucal?! Veja neste artigo os efeitos e entenda como prevenir.
Dizem que a ansiedade é o mal do século XXI. Mas, também, não é para menos! Temos uma rotina cada vez mais acelerada, enfrentamos constantemente processos de mudanças diários, temos que lidar com um avanço veloz das tecnologias, além de preocupações políticas e econômicas que atravessam o mundo… É muita coisa para se pensar e digerir.
Segundo dados da OMS, o Brasil é um dos países com mais crise de ansiedade do mundo! Cerca de 9,3% dos brasileiros foram diagnosticado com algum tipo de transtorno de ansiedade. E, segundo o ISMA – International Stress Management Association, em torno de 30% dos brasileiros sofrem constantemente de episódios de estresse.
Apesar de serem relacionados, o estresse e ansiedade são transtornos distintos entre si e podem se apresentar de formas diferentes em cada indivíduo.
Esses transtornos, no entanto, tem consequências muito profundas na saúde tanto física quanto mental. Nosso organismo fica intensamente afetado pelas descargas de hormônios que tais transtornos emocionais acarretam.
Com a saúde bucal isso não é diferente. Existem uma série de doenças dentárias que são causadas a partir de diagnósticos de crises como estresse e ansiedade.
Sinais de estresse e ansiedade
Identificar os sintomas e saber diferenciar um transtorno do outro é o primeiro passo para conseguir uma melhor forma de tratamento. O estresse, por exemplo, é gerado a partir de um acúmulo de tensão.
Pode-se apresentar de forma pontual, ou seja, uma ou duas crises na vida do indivíduo. Ou, pode ser recorrente quando o indivíduo é colocado sob pressão em determinada fase da vida.
Já a ansiedade é um transtorno muito mais relacionado com o estilo de vida que uma pessoa leva.
Um indivíduo ansioso não vive o presente, e assim, busca sempre estar com a mente no futuro, vivendo em função do futuro. Essa condição, não permite que a pessoa consiga aproveitar outros aspectos da sua vida.
A angústia de não estar no futuro, transforma-se em reações palpáveis e sentimentos que mudam os hábitos e rotinas. Por isso, muitas delas sofrem de insônia, compulsão etc.
Como já dito anteriormente, cada pessoa apresenta um sintoma particular de ansiedade ou estresse. Contudo, alguns sinais são clássicos, ou seja, comuns na maioria dos diagnósticos. No caso da ansiedade, os sintomas são:
- falta de ar e tremura nas mãos;
- insônia constante;
- sensação de que sua mente não “desliga”;
- alterações da fome: ou muita ou nenhuma;
- compulsão: por comida, bebida ou outro fator;
- diarreia;
- dor no peito.
Já o estresse pode apresentar os mesmos sintomas da ansiedade, uma vez que o estresse pode ser o fator desencadeador para crises de ansiedade. Porém, existem alguns sintomas específicos, que são:
- Dores de cabeça;
- Agitação;
- Dificuldade de concentração;
- Tristeza e/ou irritabilidade;
- Quedas de cabelo;
- Ganhos ou perdas muito significativa de peso;
- Baixa imunidade, etc.
Se você sente ou já sentiu alguma vez um dos sintomas acima ou uma combinação deles, procure ajuda psicológica para iniciar tratamentos adequados a seu perfil.
Efeitos na saúde bucal
A ansiedade e estresse, além de provocar inúmeros efeitos negativos no nosso organismo, também pode alterar a nossa saúde bucal. Quando nossa mente não está saudável, nosso corpo reage da mesma forma.
Uma das principais reações do corpo ao estresse é o bruxismo. O bruxismo é o ato de ranger os dentes ou apertar a mandíbula. Muitas vezes, a pessoa ao fazer o movimento inconsciente de apertar ou ranger os dentes, acaba por sentir fortes dores na mandíbula e uma enxaqueca constante.
Para aliviar esse sintoma, existe um aparelho para bruxismo, que impede o encaixe dos dentes e condiciona o corpo a não fazer o movimento de pressão.
Outro fator que pode ser considerado uma consequência do estresse, é a gengivite. Não que seja a única causa, mas a baixa imunidade do corpo, relacionado aos sintomas de estresse, podem apresentar algumas reações dessa doença. O sangramento das gengivas, pode até mesmo se transformar em buraco na gengiva!
Em situações que o estresse e ansiedade atingem a saúde bucal, o ideal é alinhar o tratamento tanto odontológico quanto psicológico.
Em alguns casos o dentista poderá indicar um aparelho ortodontico próprio para seu tipo de problema, ou seja, algo específico que pode auxiliar no tratamento.
Existem alguns aparelhos, por exemplo, que não atrapalham a estética do rosto. Procure por aparelho invisivel por exemplo, ele não irá mudar a estética do rosto!
Seu corpo fala! Fique atento às reações do seu corpo. Nós somos como máquinas, se algo não funciona direito, a reação pode vir em outra parte, às vezes, da qual você menos espera.
Como prevenir
Não se sabe exatamente se existe um método infalível de como prevenir casos de estresse e ansiedade, mas com uma mudança de hábitos, exercício físico e ajuda psicológica, fica muito mais fácil de evitar que esses transtornos tomem conta da sua vida.
Por isso, evite uma rotina corrida. Faça pausas durante seu dia, para que sua cabeça volte ao lugar. O descanso é fundamental para que não haja picos de estresse. Além disso, procure fazer exercícios físicos que você goste e mantenha prática de lazer, pois isso estimula os hormônios da felicidade que ajudam na satisfação e prazer.
E por fim, mas não menos importante, faça terapia! Procurar uma ajuda psicológica te auxilia a entender qual a melhor forma de lidar com os problemas e aguentar toda a carga emocional que carregamos. Cuidando da sua saúde mental, você automaticamente cuida da sua saúde física e bucal. Lembre-se que tudo está conectado no nosso organismo.
Leia também: Diabetes e saúde bucal: entenda a relação
Fique Conectado