Com o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus, muitos estados brasileiros estabeleceram planos para reduzir as aglomerações de pessoas e, consequentemente, evitar novas contaminações. Por este motivo, em muitos lugares as academias tiveram que pausar suas atividades e seus usuários precisaram ser criativos ao buscar formas de se exercitar em casa.
Por este motivo, trouxemos neste conteúdo algumas dicas de como iniciar uma rotina prática de exercícios físicos em casa e manter a boa forma física e saúde física e mental. Confira!
Como se exercitar em casa: passos para iniciar uma rotina mais saudável
De acordo com a OMS, a prática frequente de exercícios físicos pode não só evitar diversos problemas de saúde, como as doenças cardiovasculares, por exemplo, mas também melhorar a qualidade de vida, saúde mental e equilíbrio emocional.
Desde pequenos somos ensinados da importância de aliar exercícios físicos e uma boa alimentação, uma vez que aumentam a longevidade, melhoram a disposição, reforça e nossa imunidade e reduz a necessidade do uso de medicamentos.
Em especial em momentos de grande estresse, como o causado pelo isolamento durante a pandemia, os exercícios físicos se tornam grandes aliados para a redução dos sintomas da ansiedade, além de combater a insônia e depressão.
É muito importante que mesmo longe das academias e centros esportivos, a prática dos exercícios físicos seja mantida em casa. Abaixo seguem 5 passos para deixar a preguiça de lado e iniciar uma rotina mais saudável.
#1. Reserve um lugar para se exercitar em casa
O primeiro passo para iniciar a prática de exercícios físicos em casa é reservar um local mais tranquilo e espaçoso. Se você mora em um local com quintal ou garagem, ambos os lugares podem ser uma boa opção. Mas se sua casa é pequena ou você mora em um apartamento, procure um cômodo mais aberto, como a sala, o corredor e até mesmo o quarto.
O importante é ter um local arejado, com boa entrada de luz, pouca circulação de pessoas (caso você more com mais alguém) e, claro, onde você possa afastar os móveis para evitar acidentes.
A sala da casa geralmente é uma boa escolha, pois os móveis são mais fáceis de mover e o painel para TV pode servir para a reprodução de aulas online ou mesmo vídeos motivacionais.
#2. Utilize acessórios que você já tem em casa
Sabemos que junto com a pandemia também veio o fechamento de várias empresas e o aumento nos preços de alguns produtos básicos. Por este motivo, é necessário ser criativo e economizar na hora de se exercitar em casa.
Mas não se preocupe, muitos usuários têm compartilhado dicas e ideias excelentes nas redes sociais e que podem ser facilmente aplicadas no dia a dia. Por exemplo, você sabia que uma garrafa pet cheia de areia ou água pode funcionar muito bem nos exercícios de levantamento de peso?
O sofá de casa ou uma cadeira (firme) também podem ajudar com os alongamentos e agachamentos. Uma corda, um pneu velho, uma mangueira partida podem ser ótimos aliados nos exercícios aeróbicos. E claro, se sua casa tiver escadas ou degraus, use-os durante seus exercícios.
Os colchonetes são muito confortáveis, mas é um custo que você pode evitar se tiver em casa algum tapete mais comprido e macio.
Dica: o café funciona como um tipo de termogênico natural e pode dar mais disposição durante o treino, além de contribuir para a queima de calorias e trazer diversos benefícios para a saúde.
#3. Conte com o apoio das redes sociais
Se pararmos para analisar os comentários de quem precisou pausar as atividades presenciais nas academias, uma das reclamações mais frequentes é a falta do suporte de um profissional especializado em educação física e saúde.
Uma opção que tem sido muito acolhida durante o período de isolamento social é a vídeoaula. Nesta modalidade os professores e outros profissionais da saúde, como nutricionistas e psicólogos, podem orientar e conduzir seus alunos e pacientes através de chamadas de vídeo.
É claro que as aulas à distância demandam muita disciplina e organização, mas é uma estratégia que tem dado muito certo nos últimos meses.
Se você não pode investir em aulas e consultoria online no momento, uma boa ideia é aproveitar a variedade de conteúdos gratuitos disponíveis na internet. Redes sociais como YouTube, Pinterest, Instagram e até mesmo Tik Tok estão repletas de vídeos e materiais produzidos por profissionais especialistas.
Deixe o computador, o celular e até mesmo a TV conectada a um destes canais e procure executar seus exercícios físicos de acordo com as orientações.
#4. Escolha roupas confortáveis
Um dos diversos pontos positivos de se exercitar em casa é poder usar aquela roupa mais confortável com a qual não iríamos para a academia. Vale usa moletom furado, um par de meias velhas, camiseta desbotada. Aquela peça que é sua preferida para ficar em casa e relaxar.
Só não se esqueça que a roupa escolhida para a prática dos exercícios físicos deve ser ao mesmo tempo confortável e segura. Peças muito largas ou soltas podem limitar os movimentos e causar acidentes.
#5. Seja disciplinado e estabeleça horários
Assim como acontece com o home office e as aulas à distância das escolas e faculdades, é preciso muita disciplina e organização para manter uma rotina em casa.
Isso porque a nossa casa, além de local para descanso, também é cheia de distrações. Principalmente para quem tem filhos pequenos, animais de estimação ou mesmo mora com outras pessoas.
Para facilitar, estabeleça horários fixos no seu dia a dia para a prática dos exercícios físicos e se comprometa a cumprir o que foi proposto. Vale a pena deixar um alarme no celular, marcar na agenda, colocar post-it na geladeira etc.
O importante é ter u lembrete do compromisso diário com a sua saúde e bem-estar. Após algumas semanas, o tempo reservado para a prática dos exercícios já será parte da sua rotina e você não terá mais tanta dificuldade.
Gostou de nosso conteúdo sobre como se exercitar em casa? Então leia também: 5 benefícios de uma alimentação regrada para seu corpo
Fique Conectado