O Brasil já realiza mais de 1,4 milhão de cirurgias plásticas anualmente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), sendo líder no ranking mundial. Entre as favoritas da lista está a rinoplastia.
A cirurgia plástica do nariz tem uma adesão crescente, no entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a rinoplastia. Com isso, o termo teve um aumento de 4.800% entre as pesquisas do Google em 2020, indicando a necessidade de mais informações claras e confiáveis sobre o procedimento.
Pensando nisso, confira abaixo uma lista de oito dúvidas comuns sobre a rinoplastia e entenda melhor essa cirurgia.
1. Quando a rinoplastia é indicada?
A rinoplastia permite fazer alterações significativas na estética nasal, podendo ser usada para alterar o formato, diminuir as asas, reduzir a giba nasal, melhorar a projeção da ponta ou aumentar o nariz.
Dessa forma, a cirurgia plástica é indicada para pacientes que estejam insatisfeitos com a estética do nariz e em bom estado de saúde.
2. Qual profissional apto a realizar a rinoplastia?
A rinoplastia deve ser avaliada e conduzida por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pois ele é o mais qualificado para indicar o procedimento, conduzir o pré-operatório, executar a técnica com segurança e entregar resultados mais satisfatórios.
3. Como é o pré-operatório?
O primeiro passo do pré-operatório da cirurgia plástica do nariz envolve a avaliação pelo cirurgião plástico e a realização de exames médicos para constatar que o paciente está em boas condições de saúde.
4. Com qual idade posso fazer a cirurgia plástica do nariz?
A rinoplastia é indicada para pacientes quando as estruturas nasais já estão plenamente desenvolvidas. Isso acontece, em geral, após os 15 anos, sendo que o paciente deve aguardar até que a técnica seja liberada por um especialista.
5. A rinoplastia altera a respiração?
A rinoplastia pode melhorar a respiração, sendo associada a técnicas como a septoplastia, para correção do desvio de septo, quando essa alteração anatômica prejudica a capacidade respiratória.
Apesar disso, nos dias posteriores a operação o paciente pode sentir mais dificuldade para respirar devido ao inchaço na face decorrente do trauma cirúrgico.
6. Quem não pode fazer rinoplastia?
Existem contraindicações à cirurgia plástica do nariz que devem ser conhecidas pelos pacientes, principalmente doenças crônicas sem controle ou patologias graves. Entre os motivos para não fazer uma cirurgia incluem-se:
- Diabetes ou hipertensão arterial sem controle;
- Doença cardíaca grave;
- Infecções ativas;
- Realização de tratamentos médicos;
- Distúrbios emocionais ou psicológicos.
Apenas um cirurgião plástico poderá avaliar esses fatores e determinar a segurança de realizar a intervenção cirúrgica.
7. Como fica o nariz após a rinoplastia?
Após a rinoplastia, no período imediato, o nariz pode ficar inchado e apresentar desconforto, sendo que o tempo para desinchar o nariz pode ser de alguns meses. O micropore costuma ser mantido entre sete e 14 dias, mas a recuperação é um pouco mais lenta.
O resultado final da rinoplastia costuma ser visível entre seis e 12 meses após a operação, com uma cicatriz bastante discreta nas dobras naturais da pele.
8. Qual o preço de uma rinoplastia?
O preço da cirurgia plástica do nariz varia de acordo com a experiência do cirurgião plástico escolhido, extensão das alterações estéticas e custos adicionais como internação hospitalar, anestesista, exames pré-operatórios, equipe médica, medicamentos e outros.
Esclarecer as principais dúvidas sobre a rinoplastia é fundamental para optar por essa cirurgia plástica com mais consciência e garantia de um resultado satisfatório.
Gostou do nosso conteúdo? Leia também: Como é feito o diagnóstico do câncer de pele?
Fique Conectado