Nova Medicamentos e a Conscientização do Autismo
No dia 02 de abril comemoramos o dia da conscientização do autismo, e nós, da Nova Medicamentos, trazemos um conteúdo sobre esse assunto para explicar todas as dúvidas sobre o que é o autismo.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social de uma pessoa, geralmente alguns sintomas aparecem até os 3 anos de vida.
O Transtorno do Espectro Autista é definido pela presença de déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.
Sintomas de Autismo
A maioria dos pais de crianças com autismo suspeita que algo está diferente antes de a criança completar 18 meses de idade e busca ajuda antes que ela atinja 2 anos, em alguns casos, quando a criança já está inserida em creches e escolas infantis, muitos profissionais da educação conseguem identificar o autismo e aconselham aos pais para que se faça um acompanhamento médico.
Entre os sintomas apresentados, as crianças com autismo normalmente têm dificuldades em:
- Brincar de faz de conta;
- Interações sociais;
- Comunicação verbal e não verbal.
Podendo apresentar ainda:
- Ter visão, audição, tato, olfato ou paladar excessivamente sensíveis;
- Ter uma alteração emocional anormal quando há alguma mudança na rotina;
- Fazer movimentos corporais repetitivos;
- Demonstrar apego anormal aos objetos.
As características do autismo podem variar de moderados a graves, dependendo da pessoa. Por isso é importante ter um acompanhamento médico desde cedo.
Você sabe quais os tipos de Autismo?
O transtorno do espectro autista pode ser dividido em três tipos:
Síndrome de Asperger
A Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria de transtornos globais do desenvolvimento e é um dos mais conhecidos. Ela foi considerada, por anos, uma condição desconhecida, porém próxima e bastante relacionada ao autismo.
A Síndrome de Asperger, assim como o autismo, foi incorporada a um novo termo médico e englobador, chamado de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Com essa nova definição, a síndrome passa a ser considerada, portanto, uma forma mais branda de autismo. Dessa forma, os pacientes são diagnosticados apenas em graus de comprometimento.
Transtorno Autista ou Autismo Clássico
As pessoas com transtorno autista costumam ter atrasos linguísticos significativos, desafios sociais e de comunicação e comportamentos e interesses incomuns. Muitas pessoas com transtorno autista também têm deficiência intelectual.
Transtornos invasivos do desenvolvimento
As pessoas que atendem alguns dos critérios de transtorno autista ou síndrome de Asperger, mas não todos, podem ser diagnosticadas com transtorno do desenvolvimento invasivo.
As pessoas com esse tipo de transtorno geralmente têm sintomas menores e mais leves do que aqueles com transtorno autista. Os sintomas podem causar apenas desafios sociais e de comunicação.
Quais as Causas do Autismo?
As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa de profissionais da área é cada vez mais intensa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que levam ao autismo. Sabe-se que a genética e agentes externos desempenham um papel importante nas causas do transtorno.
De acordo com a Associação Médica Americana, as chances de uma criança desenvolver autismo por causa da herança genética são de 50%, sendo que a outra metade dos casos pode corresponder a fatores exógenos, como o ambiente de criação.
De qualquer maneira, muitos genes parecem estar envolvidos nas causas do autismo, de forma que alguns tornam as crianças mais suscetíveis ao transtorno, outros afetam o desenvolvimento do cérebro e a comunicação entre os neurônios. Outros, ainda, determinam a gravidade dos sintomas.
Quanto aos fatores externos que possam contribuir para o surgimento do transtorno estão a poluição do ar, complicações durante a gravidez, infecções causadas por vírus, alterações no trato digestório, contaminação por mercúrio e sensibilidade a vacinas.
Fique Conectado